A Renault apresentou o Sandero R.S. (Renault Sport) há cerca de dois anos. De lá para cá, foram comercializadas 2.200 unidades do hot hatch. Agora chega uma nova versão, limitada a 2.000 exemplares (1.500 para o Brasil e 500 para a Argentina): é a Racing Spirit. Mecanicamente, estamos falando de carros idênticos.

Powertrain continua o eficiente conjunto motor 2.016V F4R e câmbio manual de seis marchas de trocas justas, curtas, rápidas! Suspensão com barras estabilizadores de maior diâmetro, amortecedores muito bem calibrados (tão bem que mesmo que quer fazer um carro mais radical terá dificuldades em fazer um acerto melhor) e freios a disco na quatro rodas.

Nós demos dezenas de voltas seguidas no Autódromo Internacional de Curitiba, sem que o freio reclamasse. Foi pé no porão seguidamente, em diversos carros e nenhum deles sofreu. E olha que o o AIC exige muito do equipamento com retas longas e freadas fortíssimas… A Racing Spirit vem numerada – há uma placa sob a alavanca do freio de estacionamento com o desenho do circuito de Brno, na Europa – e tem pneus Michelin Pilot Sport 4 (205/45 R17), bem mais eficientes que os Continetal Conti Sport Contact3 da versão RS convencional. Desenho, construção e composto se mostraram bem eficientes por voltas e mais voltas. Enquanto o Conti perde performance com muita temperatura, o PS4 se mostrou resistente a tanto desaforo e o tempo se mantinha constante no cronômetro. Quem tiver um RS do “normal”, pode optar pelo PS4 na hora de trocar.

A Renault determina o valor de tabela em R$ 66.400 para o Racing Spirit, oferecido nas cores, preta, prata e branca. Os detalhes estéticos para todos eles são em vermelho, como você pode ver na galeria no fim deste post. O investimento pesado nessa versão com mais disposição não fica apenas no modelo, como também na organização de eventos pontuais para os proprietários e futuros dono de Sandero RS. O Renault Speed Experience tem viajado o Brasil, em Autódromos, para demonstrar a esportividade do hatch na prática. É um Track Day mono-marca que a fabricante organiza e subsidia custos, além de oferecer estrutura para acelerar com segurança, troca de pneus, óleo lubrificante, venda da grife Renault Sport, além de alimentação e atrações como simuladores, para os acompanhantes e próprios donos se divertirem entre uma bateria de outra.

No site www.renault.com.br você confere o calendário do Speed Experience.