Por: Teco Caliendo / Fotos: João Mantovani

Matéria publicada originalmente na FULLPOWER 92

Um motor a combustão gera calor e, quanto mais potência, maior será o calor produzido! Temperatura alta reduz rendimento e, caso seja excessiva, destrói um propulsor. Por isso, todo motor moderno utiliza sistema de refrigeração líquida, a água, mais eficiente e estável.radiadores-fullpower-2O elemento mais importante deste conjunto é o radiador, um componente trocador de calor. Ele recebe a água quente que circulou para refrigerar o bloco do motor e o cabeçote. Ao passar pelos dutos de sua colmeia, ocorre troca de calor entre a água quente e o ar frio que atravessa os vãos entre estes dutos, graças ao posicionamento do radiador (geralmente na frente do carro).ram189-16-banner-sda16-300x600px

radiadores-fullpowerFomos até a SuperCooler, fabricante de radiadores especiais e intercoolers, no ABC paulista, para saber como são fabricados os componentes de alto rendimento. Marcelo Fernandes, sócio da empresa, explica: “O fator mais importante para o bom funcionamento de um radiador é escolher uma colmeia eficiente. Só empregamos as do tipo brasado, de alumínio. São mais eficientes, leves, e resistentes à corrosão, se comparadas às de cobre. Por isso, são utilizadas nos sistemas de refrigeração mais modernos do mundo”.BX Zunky_610x200

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Medição e marcação dos tanques (ou caixas) são os primeiros passos na produção de um radiador de água, de alumínio (01). Em seguida, vem o corte com serra (02) e a modelagem em dobradeira (03)

O primeiro passo na produção de um radiador é a fabricação das caixas (ou tanques). Radiadores de carros são do tipo “fluxo cruzado”, com a água entrando em um reservatório de um lado, pela parte de cima, e saindo do lado oposto, por outro recipiente com bocal montado na parte inferior.

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O processo mais difícil, e que exige talento e cuidado, é o de solda com sistema TIG (04). Soldada, a caixa passa por desbaste e polimento (05) e está pronta para ser acoplada na colmeia brasada (06)

Após medição, marcação e corte com serra, o tanque vai para uma dobradeira. Depois de modelado, já com sua forma definida, ele é soldado com solda TIG. Em seguida, é polido para ficar livre de impurezas liberadas por gases, durante a soldagem. Bocais, suporte e condutor de ar da ventoinha elétrica passam pelo mesmo processo de fabricação e polimento.

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Além do radiador de água, também são fabricados os periféricos que auxiliam o trocador de calor, como o condutor de ar de alumínio (07) e suporte de fixação de aço (08) da ventoinha elétrica (09)

Mesmo instalado no carro, o sistema ainda exige cuidados: o contato da água com o alumínio gera corrosão. Proteja sempre seu equipamento com aditivos anticorrosivos e anticongelantes.

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