Texto e Fotos: Leonardo Figueira
Há quem diga que a terceira geração do VW Gol (primeiro face-lift do “bolinha”) seja a mais bonita de todas. Seu visual sóbrio e mais sofisticado transformou o carro em um dos modelos mais desejados entre os jovens. Rugero Vinícius foi um desses caras que se apaixonou e chegou a vender seu primeiro carro, um Gol bolinha, para pegar o G3 que ilustra essa matéria. “Assim que peguei o VW pensei apenas em rebaixar, colocar umas rodas e som. Nada demais”, conta Rugero. Esse “nada demais” já se estendeu por pouco mais de cinco anos.
“A primeira suspensão que usei foi fixa, porém não curti por ficar muito limitado. Não podia abaixar muito senão travava na garagem”, lembra o cara. A solução foi partir para um kit de suspensão a ar, que foi montado pela LowStyleCustom, em Poá, São Paulo. “Deu um pouco de trabalho montar a suspensão no Gol, pois como eu queria andar bem baixo tive que fazer a ponta de eixo, retrabalhar a longarina e rebater os para-lamas”, conta.
Com a suspensão montada, Rugero decidiu fazer algo mais simples e limpo no porta-malas. Todos os componentes da suspensão como mangueiras e compressor ficam escondidos debaixo do assoalho deixando apenas o cilindro exposto parcialmente. Além disso, também está escondido um sub-woofer Digital Design de 8″ e 420w RMS e um módulo Soundigital 800.4.
A cereja do bolo são as rodas AVID.1 modelo AV17 (réplicas da Mtechnica Turbo) aro 17″ com tala 8,5, montadas com pneus 195/40. “Sou apaixonado por essa roda desde a primeira vez que a vi em um site gringo. Quando as achei à venda aqui no Brasil, vendi as rodas que estavam no Gol para pegá-las”, comemora Rugero.
Questionado se pretende fazer mais alguma coisa no carro, Rugero diz: “Agora eu quero investir em um sistema de gerenciamento da suspensão com sensores e também mudar a tapeçaria. Sou apaixonado por esse modelo”, finaliza.