Texto: Giuliano Gonçalves / Fotos: João Mantovani

Em 1963, a banda americana The Beach Boys entrava nas paradas com a música Surfin’ USA e, simultaneamente, o surf explodia ao sul da Califórnia. Nesse período, um carro que brilhava aos olhos dos jovens era a Volkswagen Bus, nossa famosa Kombi: ela transportava com facilidade surfistas, pranchas e afins. Inspirado nos modelos da época, Fernando “Batistinha” Baptista, idealizador da “Kombi Califórnia”, recriou uma versão nostálgica, a qual você dará uma voltinha a partir de agora!

kombi-batistinha-fullpower-7castorsuspensoes“Escolhemos uma versão de 1965 em excelente estado e aplicamos o que há de melhor em materiais e componentes em sua customização”, afirma Batistinha, ressaltando que foram necessários 18 meses de muito trabalho no projeto. Sentado ao volante, percebe-se o excesso de capricho e cuidado na montagem do interior, a começar pelo revestimento…

kombi-batistinha-fullpower-22Uma olhada para cima e o teto já chama a atenção, coberto com tecido flocado Camel (uma passada de mão deixa clara a exclusividade do material). Tal aspecto se estende ao carpete do assoalho e do porta-malas, nesse caso do tipo Bouclé, segundo Batistinha. Essa parte do projeto é obra da Rallye Design, assim como os bancos revestidos em couro. E, por falar em bancos…

kombi-batistinha-fullpower-10bx-mcrazy_raw_rodasgolmagnum_banner-copyUma das qualidades da Kombi Califórnia é o conforto a bordo, com dois “sofás” de três lugares (na dianteira e ao fundo do carro) e um par de bancos giratórios no centro: enquanto o motorista se diverte no comando da perua, os passageiros escolhem a melhor posição para passear na traseira. Em todos os acentos — assim como nas laterais de portas —, o couro predomina e exibe costuras exclusivas, todas sugeridas pelo customizador.

kombi-batistinha-fullpower-32Como salientado no início do texto, o estilo replica os modelos de 1960, excluindo terminantemente qualquer tipo de tecnologia. Painel, por exemplo, foi mantido original, apenas com velocímetro e hodômetro. O mesmo vale para alavancas e maçanetas de portas — essas, no máximo, receberam pintura branco pérola. Até mesmo os vidros laterais dianteiros permaneceram corrediços, sem qualquer auxílio para a sua abertura.

kombi-batistinha-fullpower-29BX-Sparco_610x200Se você teve experiência de pilotagem apenas em carros atuais, a primeira impressão ao guiar essa Volkswagen pode ser, digamos, um pouco assustadora! Além do sistema de freios rústico, o qual exige uma montada com vontade no pedal central (se possível, pise com os dois pés no acionamento), a direção é pesada e revela uma bela folga, “acessório de série” das Kombi. E, por falar em folga, a alavanca de câmbio encontrará a marcha “por osmose” — enquanto você não se familiarizar com o carro, as marchas simplesmente não engatam!

kombi-batistinha-fullpower-50Mas, basta alguns minutos conhecendo a Kombi Califórnia para viajar à década de 60 e perceber o quão divertido foi esse tempo. Nas ruas, os mais velhos simplesmente param o que estão fazendo para reverenciar o modelo e lhe mandar um cumprimento — você encarna o papel de prefeito em época de campanha eleitoral, acenando para todo mundo que vê. Lisa, a lataria torna-se espelho para ajeitar a camisa e pentear o cabelo — nesse caso, a porção inferior da carroceria, na cor Laser Red (vermelha). A parte superior recebeu o pigmento Vanilla Shake, também da fabricante Basf, um teto solar irado do tipo Ragtop e, como não poderia faltar, uma prancha de surf estilizada!

kombi-batistinha-fullpower-9

Para ganhar mais elogios diante dessa “imersão ao passado”, Batistinha aplicou um nostálgico jogo de rodas Randar Escarabajo aro 17”, verdadeiro sonho de consumo dos amantes de clássicos Volkswagen. À partir daí, ficam claras as intenções do customizador dessa Kombi Califórnia: resgatar com muito estilo uma década repleta de revoluções, conquistas… E surf!

kombi-batistinha-fullpower-52 kombi-batistinha-fullpower-51 kombi-batistinha-fullpower-49 kombi-batistinha-fullpower-48 kombi-batistinha-fullpower-47 kombi-batistinha-fullpower-46 kombi-batistinha-fullpower-45 kombi-batistinha-fullpower-43 kombi-batistinha-fullpower-42 kombi-batistinha-fullpower-41 kombi-batistinha-fullpower-38 kombi-batistinha-fullpower-36 kombi-batistinha-fullpower-33 kombi-batistinha-fullpower-21 kombi-batistinha-fullpower-18 kombi-batistinha-fullpower-17 kombi-batistinha-fullpower-4 kombi-batistinha-fullpower-3