Publicado em
Carros de passeio
Novo Renault Megane R.S. tem motor 1.8 turbo de 280 cv e chassi esportivo
O Salão de Frankfurt começou e, como de costume, tá enchendo o noticiário de carros com novidades ao gosto da FULLPOWER. É o caso do novo Renault Megane R.S. Nós trouxemos aqui alguns vídeos do carro ainda em fase de testes em Nürburgring, mas agora todos os detalhes do hot hatch foram apresentados no evento.
Diferentemente do que a imprensa internacional especulava, o Megane R.S. não tem um motor de dois litros, mas sim o mesmo 1.8 do Alpine A110. É um bloco de quatro canecos em linha, turbo, capaz de gerar 280 cv de potência e respeitáveis 39,7 kgfm de torque. Pra trabalhar com esse motor, a Renault disponibiliza duas opções de câmbio: um manual e outro de dupla embreagem, ambos com seis marchas.
A ideia desse R.S. é reproduzir o mais fielmente possível o sentimento de pista pro felizardo que comprar um desse. O carro já vai vir prontinho pra você tirar onda num track day antes de começar a fuçar nele. Pra isso, ele tem launch controle, paddle shifters fixos com trocas sequenciais mais rápidas, que permitem que você sente o dedo na redução enquanto freia, ganhando tempo pra entrar na curva, e duas configurações de chassi: Sport e Cup.
Os dois chassis contam com o sistema 4Control da marca, com tecnologia de esterçamento do eixo traseiro e stops hidráulicos nos quatro braços independentes da suspensão. A opção Cup ainda tem diferencial torsen com escorregamento limitado. O carro ainda tem modos de condução para diferentes níveis de brincadeira: um Sport e outro Race, que aí desliga tudo e deixa o carro nas mãos do motorista que tiver a manha.
Nessa nova geração, o Megane R.S. ganhou para-lamas alargados em 60 mm (os da frente) e 45 mm (de trás). Mesmo assim, o visual do carro mais discreto. Caberia um para-choque ainda maior, um kit aerodinâmico de fibra de carbono e principalmente um asa maior atrás. Por dentro, ele tem bancos esportivos e detalhes de costura vermelhos.
Pra quem quiser andar na moralzinha, o Megane é recheado de assistentes de condução, como assistente de permanência na faixa, detector de pontos cegos, piloto automático adaptativo, estacionamento autônomo, frenagem autônoma de emergência, etc.
Mas pra quem acha que a Renault pode fazer mais com ele, pode ficar tranquilo. Já tá nos planos uma versão Trophy do Megane R.S., com motor de 300 cv e 40,8 kgfm de torque.
As vendas do novo Megane R.S. começam em dezembro na Europa.
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio