Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Performance

Citroën C4 Lounge THP no dinamômetro

FULLPOWER teve o privilégio de conhecer o substituto do Pallas com estilo. Fomos para o autódromo de Buenos Aires, na Argentina, para acelerar à vontade a novidade francesa, equipada com motor THP 1.6 e câmbio automático de seis velocidades (edição 136). E o resultado surpreendeu. Apesar de o modelo não ter a pretensão de ser esportivo, seu motor Turbo, mesmo que equipa o irmão DS3 (e os Mini), caiu certeiro no estável monobloco do C4 Lounge. A suspensão, sempre ponto forte da Citroën, gosta de curvas e os freios não deram o menor sinal de cansaço por mais de 15 voltas rápidas na pista.

Com tudo isso, o Lounge pode ser uma excelente opção para quem precisa de espaço e conforto na hora de acelerar um carro modificado. Diferente de como acontece nos Mini, que podem receber um kit John Cooper Works e chegar aos 211 cv, os preparadores preferem trabalhar apenas na eletrônica para ganhar até 30 cv. No nosso dinamômetro, o C4 mostrou 180 cv, 15 a mais do que o divulgado pela montadora. Se por lá não recebeu nenhum tratamento especial para nossa matéria, pode passar dos 200 cv e ficar bem divertido.

Vale lembrar que o sedã teve a central de seu câmbio calibrada no Brasil no capricho, com direito até a punta-taco nas reduções: ou seja, não se trata de um francês careta!