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Performance

Top 10 – Esportivos com peças e mecânica de carros comuns

Reunimos dez detalhes curiosos sobre carros esportivos que você (provavelmente) nunca notou.

1 – Ascari KZ1 (Farol de Peugeot 206)

Ascari

Olhe bem para os “olhos” deste modelo. Ele transmite a ideia de potência, velocidade, modernidade e, principalmente, inovação, certo? Nem tanto. Apesar de seu design diferenciado, com forte apelo esportivo e do seu alto valor, o KZ1 utiliza exatamente os mesmos faróis do Peugeot 206.

2 – Aston Martin Virage Volante (Lanterna de VW Scirocco)

Aston

Assim que foi lançado, em 1988, o Virage Volante era um modelo extremamente caro (custava cerca de 663 mil reais). Apesar de ter ostentado a fama de carrão moderno e luxuoso, tinha alguns componentes que vinham de outros carros muito mais “modestos”: faróis eram os mesmos dos Audi 200 e lanternas vinham do VW Scirocco.

3 – Jaguar XJ220 (Lanterna de Rover 214)

Jaguar

Depois de ter virado um temporal no circuito de Nurburgring, em 1992, (7min 46seg360), este “Jag” ganhou o título de carro produzido em série mais rápido do mundo — e mantêve-se no topo da lista até 2000. Apesar de seu design moderno, fama e potência, o modelo tinha detalhes “simplórios”, como lanternas traseiras vindas do modelo também britânico, Rover 214.

4 – Koenigsegg CCX (Motor V8 de Ford)

koenigsegg

O sangue é Sueco, mas o coração é americano. Apesar de ser uma montadora de carros superesportivos, a Koenigsegg não fabrica seus próprios propulsores e, afim de simplificar a vida na hora de produzir o CCX, os caras utilizam motores V8 de 4.7 litros Twin Turbo com 811 cavalos de potência fabricados pela Ford.

5 – Lamborghini Diablo (Farol de Nissan 300ZX)

lamborghini

Sabe aquela sensação de reconhecer uma pessoa apenas pelo seu olhar? Isso também acontece com carros, entre os clássicos modelos Nissan 300ZX (Fairlady) e Lamborghini Diablo. A partir de 1999, o modelo italiano perdeu seus faróis escamoteáveis e acabou “transplantando” os olhos do modelo nipônico, ficando com um ar de mestiço.

6 – Lotus Elise (Motor de Toyota Corolla)

Lotus

Assim como no caso da Koenigsegg, a Lotus, montadora britânica de carros esportivos, chegou a utilizar propulsores de outra etnia. No caso, da versão 1.8 do Elise, o motor era o mesmo do japa Toyota Corolla. Quando surgiu a versão V6 de 3.5 litros, o propulsor vinha do Camry, porém, equipado com compressor mecânico para gerar 350 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque.

7 – Lotus Espirit (Lanterna de Toyota Corolla AE86)

Lotus Esprit V8

Além de ter sido desenhado por Giorgetto Giugiaro, utilizado em filmes de James Bond e ser ofertado em versões com motor 2.0, 2.2 (ambos com 160 cavalos de potência) e V8 Biturbo com 350 cv, outra curiosidade sobre este modelo Lotus eram suas lanternas traseiras. Quem é fã de Drift e carros japoneses já deve ter notado a semelhança com as peças do Toyota AE86.

8 – TVR Chimera (Lanterna de Ford Fiesta)

TVR-Chimaera

Pode parecer uma “gambiarra” (e se bobear, é mesmo), mas a lanterna traseira deste roadster é a mesma dos Ford Fiesta quarta geração, produzidos de 1995 a 2002. No entanto, para dar uma disfarçada, os caras a montaram de ponta cabeça. Malandros!

9 – TVR Tasmin (Freios de Ford Del Rey)

TVR-tasmin

Este esportivo criado pela TVR, e construído no Reino Unido durante os anos de 80 e 87, utilizava peças de diversos modelos Ford. A mecânica V6 é do modelo Sierra. Já freios são do Granada, caranga que ficou conhecida aqui no Brasil como Del Rey. Será que ele dava conta de frear de maneira segura?

10 – Venturi R400 GT (Lanterna de BMW Série 3)

VENTURI

Este superesportivo francês se assemelha com o monstro da ficção, Frankenstein. Afinal, foi construído com uma miscelânea de peças. O motor é o mesmo dos Renault 25 Turbo, espelhos retrovisores são do Citroën CX e lanternas traseiras são das BMW Série 3 da década de 80.

Por: Lucas Ken Ohori