Publicado em
Performance
Conheça os detalhes deste Fiat Uno Turbo com só 22 mil km rodados [VÍDEO]
Da redação / Fotos: Leonardo Figueira
Se hoje carro turbo no Brasil é algo normal, o mesmo não se podia dizer no começo dos anos 1990. O primeiro a se aventurar com essa tecnologia no País foi a Fiat, em 1994, com Uno Turbo. A FULLPOWER foi até Curitiba (PR) acelerar uma dessas relíquias. O Uno Turbo da coleção FAC-FCC é de 1995 e tem 22 mil km rodados de fábrica. Até os pneus Pirelli P600 são os mesmos que deixaram a linha de montagem em Betim (MG).
Nesses mais de 20 anos apenas os para-choques foram pintados na mesma cor Amarelo Exploit. Dentro do Uno há equipamentos de luxo para época como ar-condicionado, toca fitas Alpine e teto solar. As rodas de liga leve têm 14 polegadas. Mas o grande destaque, claro, é para o motor 1.4 turbo importado da Itália.
O quatro-cilindros trabalha com 0,8 bar de pressão e gera 118 cv e 17,5 kgfm de torque. Pode parecer pouco, mas deixava muito carro grande para trás. O mérito disso também estava nos leves 975 kg do Fiat. Com isso o Uno, segundo a fábrica, chegava até 100 km/h em cerca de 9 segundos e alcançava os 195 km/h de velocidade máxima. Os freios e suspensão preparados para o maior desempenho completam o primeiro hot hatch feito no Brasil.
Confira mais imagens do Uno Turbo!
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance