Publicado em
Motos
Levamos a BMW S1000 RR ao dinamômetro para conferir sua potência [VÍDEO]
Texto: Eduardo Bernasconi / Fotos e vídeo: Fabiano Fonseca
O que há de tecnologia disponível em uma moto hoje em dia, pode ser encontrado na BMW S1000RR. Ela tem freios com ABS, controle de tração, anti-wheeling (recurso que impede que ela empine), quick-shifter para trocas de marcha sem uso da embreagem, piloto automático e por aí vai. Com 204 kg, motor quatro cilindros em linha de 199 cv, segundo a fabricante, e 11,5 kgfm de torque, é um jato que empurra muito em qualquer rotação. Diferente das antigas esportivas que eram afônicas em baixa rotação, sem força alguma até perto de 5.000/6.000 rpm. Confira no vídeo!
Não dá para andar dentro do limite de velocidade. Primeiro pelo próprio desempenho e, segundo, por um fato triste: a violência cada vez maior nas grandes cidades, que aumenta o risco de roubo dessas superesportivas. Além disso, sair de farol passando marcha sem uso da embreagem, graças ao quick-shifter, é muito prazeroso. Engatar primeira e ir passando marchas sem tirar a mão do acelerador ou ter de apertar o manete da embreagem é divertido. E isso pode ser feito para cima ou na redução. Um corte eletrônico entra em ação assim que o pé do pedal do câmbio se mexe e faz tudo em frações de segundo. Outro detalhe interessante do câmbio: na pedaleira há dois pontos de fixação para a haste de acionamento, assim d[a para inverter o câmbio. Isso facilita as trocas de marchas para um dia de Track-Day, onde a primeira fica para cima e o resto para baixo.
Outra facilidade é o ajuste fino para um tocada precisa: há cinco modos de condução: Rain, Race, Sport, Slick e User. Cada um deles vai de nível -7 até +7, ou seja, 14 acertos para cada. Isso interfere especialmente em curva de torque e potência – muda a entrega da força. No caso do Rain (chuva) torque e potência diminuem, por exemplo, e ABS e controle de tração ficam mais ativos. No modo User o piloto escolhe se quer ABS ligado ou desligado, anti-wheeling, controle de tração ou se vai na raça, com a moto pura e sem eletrônica. O sistema de suspensão Dynamic Dumping Control permite diversas regulagens e se adapta ao piso.
Durante os poucos dias que ficamos com a S1000RR, andando em trechos urbanos e rodovia, tanto a aceleração quanto frenagem impressionam. Alicatar o freio dianteiro é inacreditável: para DEMAIS! Em ruas e avenidas, ela entra em qualquer lugar e parece ser menor e mais leve do que realmente é. Na estrada, o piloto automático (opcional) é curioso para uma motoca esportiva e funciona muito bem. É o melhor recurso para não tomar multas em rodovias, pois dá vontade de andar com cabo enrolado o tempo todo, em velocidades dignas de perder a CNH. Com o cabo torcido, o consumo de combustível é elevado e autonomia fica abaixo de 200 km (o tanque tem capacidade de 17,5 litros).
Pela tabela, a BMW S1000RR começa em R$ 75.900 e está disponível em três colres básicas: vermelha, preto e a famosa tricolor.
Ficha técnica
Motor Quatro cilindros em linha, 999 cm³, DOCH, refrigeração líquidaDiâmetro x
Taxa de compressão 13,0:1
Potência máxima 199 cv a 13.500 rpm
Torque máximo 11,5 kgf.m a 10.500 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Corrente (pinhão 17, Coroa 45)
Alimentação Injeção eletrônica
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido de 46 mm de diâmetro com 120 mm de curso e regulagem eletrônica (DDC)
Suspensão traseira Balança de alumínio mono-amortecida com 120 mm de curso e regulagem eletrônica (DDC)
Freio dianteiro Disco duplo flutuante de 320 mm de diâmetro com pinças radiais Brembo de quatro pistões e ABS
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça flutuante de um pistão e ABS
Pneus 120/70-ZR17 (diant.)/ 190/55-ZR17 (tras.)
Comprimento 2.050 mm
Largura 826 mm
Entre-eixos 1.438 mm
Altura do assento 815 mm
Peso 204 kg
Tanque de combustível 17,5 litros
Veja mais fotos abaixo!
Veja também
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Motos
BMW Motorrad inicia produção da R 1300 GS em Manaus
Motos
Primeira moto aquática elétrica do mundo, Orca estreia no Brasil
Motos
Kawasaki Ninja ZX-4R 2024 chega ao Brasil por R$ 57.490
Motos
Ducati lança nova Diavel V4 em parceria com a Bentley
Motos