Publicado em
Performance
Depois de aposentado, Dodge Viper ainda tenta recorde em Nürburgring
Você viu que o Dodge Viper se aposentou há algumas semanas. Os últimos exemplares do icônico esportivo americano já foram feitos e encerraram o ciclo de vida dele. Porém, ainda resta uma missão para o Viper terminar sua história no topo, combatendo um pouco a melancolia que é se ver num mundo em que não faz mais sucesso de vendas, nem de críticas, nem de capas de jogos de corrida.
Trata-se da meta de bater o recorde em Nürburgring com a versão ACR Extreme, a mesma que lá em 2011 conseguiu um tempo de 7min12,3seg no mesmo circuito, algo bem notável para a época. Atualmente o recorde de um carro de produção no inferno verde é de 6min52,01seg do Lamborghini Huracan Performante.
Para realizar o feito, os fãs do Viper até criaram um crowdfunding pra juntar a grana necessária para alugar a pista e pagar os custos com desenvolvimento dos carros (a Dodge forneceu duas unidades do ACR para as volta rápidas). O Viper ACR tem o mesmo motor padrão do esportivo, o 8.4 V10 de 654 cv e 83 kgfm de torque, mas seu segredo está no alívio de peso e kit aerodinâmico.
Pois bem, na primeira tentativa de quebrar o recorde da pista de carros de produção, o Viper frustrou os fãs. Apesar de ter batido facilmente o seu tempo anterior, completando a volta em 7min3,45seg, o resultado ficou distante da meta. Nem conseguiu ficar abaixo dos 7 minutos, um objetivo que já seria comemorado pela equipe que tá tocando o projeto.
Na segunda vez, que aconteceu na semana passada, o Viper confirmou suas limitações e ficou na mesma casa de tempo anterior, melhorando décimos, apenas (o recorde foi de 7min3,23seg).
Ao conversar com a revista Road&Track sobre o resultado, a equipe alegou que a temperatura da pista literalmente derretou os pneus do carro. Segundo eles, a pista chegou a 43ºC de temperatura, tornando praticamente impossível controlar os danos causados nos pneus ao expor o Viper ao seu limite. “Nós torturamos os pneus”, resumiu Russ Oasis, responsável pelo projeto, que lembrou que os pneus coreanos originais da Kumho nunca tinha passado por experiências tão extremas assim (e olha que são uns baita pneus, modelo Ecsta V720 295/25 R19 na frente e 355/30 R19 atrás!).
Quando o verão europeu acabar, a equipe vai tentar uma terceira vez fazer um tempo melhor em Nürburgring, pra deixar o Viper pelo menos no panteão dos carros abaixo dos 7 minutos do inferno verde.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance