Publicado em
Performance
Lamborghini Aventador SVJ V12 desbanca Porsche e é novo recordista de Nürburgring
O reinado da Porsche em Nürburgring durou menos do que a marca imaginava. Nesta quinta-feira (26), a Lamborghini realizou um feito difícil de acreditar há pouco menos de um ano, quando o 911 GT2 RS cravou 6min47,3seg: a marca do touro conseguiu bater este recorde com outro carro de produção. O novo manda-chuva do inferno verde entre os carros de rua é o Aventador SVJ, que fez um temporal de 6min44,97seg em Nürburgring, ou seja, 2,3 segundos mais rápido que o Porsche.
O vídeo da volta completa você pode assistir aí embaixo. O Lamborghini Aventador SVJ é a versão mais insana do V12 monstruoso, cujos detalhes técnicos ainda permanecem sem confirmação, mas que, segundo apuração da imprensa internacional, traz inéditos 770 cv pulsantes do motorzão de 6 litros e meio, naturalmente aspirado. Com essa potência, a Lambo afirma que ele tem a melhor relação entre peso e potência da classe, pois pesaria 1 kg a menos que a versão SV do mesmo carro (algo em torno de 1.524 kg, ou seja, meros 1,98 kg/cv).
Mas os cavalos-vapor extras, tampouco a dieta, são os maiores responsáveis por este feito da Lamborghini. O Aventador SV Jota traz uma evolução do sistema que foi responsável por colocar os touros no trono de Nürburgring antes de a Porsche roubá-lo. Trata-se do ALA (Aerodinamica Lamborghini Attiva, ou aerodinâmica ativa da Lamborghini), que já tinha feito toda a diferença no Huracan Performante, e que agora ajudou o Aventador a trazer de volta a coroa do circuito à marca italiana.
Todo o chassi do Aventador foi readaptado para abrigar o hardware aerodinâmico da carroceria (com todas as suas aletas e fluxos), bem como os sistemas eletrônicos de tração, esterçamento das rodas de trás e ESC. Tudo foi repensado e retrabalhado para extrair ainda mais desempenho do downforce gerado pelo ALA nesta versão “2.0”. Por fim, a unidade que o piloto Marco Mapelli brilhantemente comandou para estabelecer o recorde estava calçada com pneus Pirelli P Zero Trofeo RS.
Só podemos imaginar como deve estar o climão nos corredores do Grupo Volkswagen com essa disputa particular entre Porsche e Lamborghini pelo reinado de Nürburgring. Pelo menos a Porsche garantiu o recorde de todas as categorias da pista recentemente com o 919 Hybrid Evo pra servir de consolo neste momento…
Agora fica a pergunta: quem será que vai bater esse novo recorde?
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance