Publicado em
Carros de passeio
Novo Peugeot 308 vai receber tecnologia de impressora 3D
Com o intuito de inovar, otimizar e cuidar do meio ambiente, a Peugeot anunciou que o novo 308 vai receber uma inovadora tecnologia de impressora 3D. O formato contemporâneo dos produtos já está disponível na loja de acessórios da França. Mas dessa vez a Peugeot pretende fornecer um novo conceito com o interior do 308 feito em várias peças de impressão 3D HP Multi Jet Fusion (MJF).
O objetivo dos designers da Peugeot era tornar os acessórios mais visíveis e atraentes, inovando e utilizando materiais modernos. Dessa forma, a empresa optou por investir na impressão 3D para obter um resultado mais flexível de acordo com a demanda de seus carros e clientes.
Para a Peugeot implantar esse sistema, a marca francesa fez uma parceria com a empresa HP inc e a Basf. O material utilizado é o poliuretano termoplástico ultrasint, também conhecido como TPU. Segundo a Stellantis, o uso do TPU é uma nova abordagem patenteada pelo grupo responsável pela Peugeot.
O processo de transformação de algo digital para 3D, começa com a transferência de um arquivo CAD (computer aided design) para uma impressora 3D. O processo funciona depositando um aglutinante em um pó combinando entre aglutinante para fundir o pó e um agente específico, conhecido como detalhista, para “alisar” a superfície.
Na fase de fabricação, a impressora 3D usa um cabeçote para aplicar seletivamente agentes de fusão e detalhamento a um leito de pó de polímero, que é então derretido por elementos de aquecimento para formar uma camada sólida. Após cada camada (80µm de espessura), adiciona-se mais pó ao leito anterior, e o processo se repete até que a peça esteja completa.
Já na fase de pós-processamento, quando concluída a construção, todo o leito de pó com as partes encapsuladas é enviado para uma estação de processamento onde a maior parte do pó restante é retirada por sucção a vácuo. As peças são então jateadas para remover o resíduo de pó antes de seguir para o departamento de acabamento para a fase final, onde são pintadas para melhorar a estética.
São diversas informações técnicas. Mas comparado a um processo manual, as coisas ficam bem mais simples na hora da fabricação. Além de facilitar, com uma liberdade de projeto mais abrangente e uma produção ágil. A impressão 3D ajuda no meio ambiente economizando recursos e resíduos. Ainda é algo recente, mas com vários incentivos de preservação mundial, outras empresas também irão utilizar na indústria automotiva.
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio