Publicado em
Performance
Porsche homenageia 1ª geração do 911 com edição especial Sport Classic, esportivo de 550 CV e câmbio manual
A Porsche preparou uma homenagem ao seu modelo de mais sucesso. O 911 evolui com o tempo, mas sempre manteve a classe da primeira geração. Dessa vez, a fabricante se reuniu com a divisão de customização, Porsche Exclusive Manufaktur, para criar o 911 Sport Classic. Um carro que veio para os puristas e entusiastas, trazendo potência, tração traseira e câmbio manual.
Como era de se esperar, essa edição será uma série limitada em 1.250 unidades. E por várias partes, como no para-lamas dianteiros e interior existem plaquetas identificando que se trata de uma versão especial. No painel, próximo ao porta-luvas a Porsche também colocou um emblema dourado com a escrita 911.
A cor de lançamento é inspirada no Fashion Grey do 356, o antecessor do 911. Um cinza chamado de Sport Grey Metallic, com linhas no capô, teto e escrita Porsche na lateral em cores mais claras. Nas portas, um círculo possui um número que o proprietário pode escolher entre 00 e 99. Caso prefira um visual menos “racing” é possível eliminar o espaço. Além disso, para redução de peso o teto e o capô são em fibra de carbono.
Para lembrar os 911 de antigamente, as rodas de aro 20” e 21” remetem às clássicas Fuchs do 911s do ano de 1967. Os logos são do mesmo modelo do ano 1963. Na traseira, a escrita “Porsche 911” recebeu um requinte maior com a finalização em ouro verdadeiro. No painel o acabamento é em couro, assim como nas portas que possuem detalhes em madeira Paldao. Nos bancos a parte central é em xadrez e o couro Semi-Aniline com a técnica já utilizada no 918 spyder, com pintura em apenas uma camada.
O grafismo do painel tem origens do modelo 356, com as escritas em verde junto com o painel digital em mesmo tom. No centro do conta-giros, o nome Sport Classic faz questão de deixar registrado a exclusividade do modelo. A chave, vem na cor Fashion Grey e com uma capa em couro para o proprietário guardar com todo o cuidado.
Buscando um equilíbrio na carroceria, a suspensão vem com a calibração do sistema Porsche Active Suspension Management com altura reduzida em 10 mm. Os engates do câmbio foram encurtados e possuem o punta-tacco automático quando é feita a redução de marchas. Além disso, essa versão exclusiva do 911 vem com eixo traseiro direcional e rodas de cubo rápido com freios em composto cerâmico.
A mecânica, e todos os apetrechos que acompanham a motorização, fazem do 911 Sport Classic, um carro de corrida relembrando os tempos de 24h de Le Mans. O Porsche vem com um 3.7 de 6 cilindros boxer biturbo, com turbos de geometria variável capaz de entregar 550 cv com o câmbio manual de 7 marchas. Para melhorar a experiência, a fabricante alemã diminuiu o isolamento acústico deixando o escapamento esportivo falar mais alto. Vale lembrar que esse 911 é somente tração traseira.
Sem preço definido, o novo Porsche 911 manual chega ao Brasil no segundo semestre. Por ser uma versão limitada, talvez venha apenas as unidades que foram adquiridas, sem sobrar para as concessionárias.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance