Publicado em
Picapes
Ford F-150 Raptor R é uma picape superesportiva com mais de 700 cv de potência que eleva o Off-Road ao extremo
Quando falamos em Raptor, já sabemos que isso é sinônimo de brutalidade nas picapes da Ford. Os modelos com design agressivo, e foco total no desempenho da montadora americana, sempre que recebem o toque da divisão esportiva off road o resultado é interessante. Neste caso, a F-150 Raptor já era uma camionete com um estilo aventureiro multiplicado só que agora acaba de ganhar a versão Raptor R para se tornar ainda mais forte.
A F-150 Raptor R chega para ser a picape superesportiva com mais potencial da gama Raptor. Por aqui, as coisas mudaram e muito, tudo para ser um monstro em qualquer tipo de terreno. No modelo R, o motor e a suspensão foram os principais pontos que receberam um aprimoramento para extraírem o melhor desempenho possível da camionete.
Para a Ford, o motor é o coração, enquanto a suspensão é a alma dos modelos Raptor. E a fabricante não está para brincadeira quando vamos analisar o conjunto mecânico que foi colocado debaixo do capô. O motor é considerado o mais potente do catálogo atual da linha Ford Performance, um V8 supercharger 5.2 que é capaz de gerar 710 cv de potência e 88,5 kgfm de torque. Para meios de comparação o modelo R tem entre 300 cv a mais em relação a picape Raptor “normal”.
Para suportar toda a exigência da camionete, o motor que veio diretamente do Mustang Shelby GT500, recebeu algumas alterações que visam tornar o conjunto mais resistente. Entre as mudanças, o caráter foi alterado para um modelo forjado e em alumínio, além de ser maior e mais resistente. O V8 também recebeu, novos coletores de admissão, nova programação para reforçar a durabilidade e um capô 2,5 cm mais alto para melhorar a extração de ar.
A Ford e a divisão de Performance trabalharam a fim de atender os pedidos de alguns clientes e fãs das picapes superesportivas da montadora. De acordo com o engenheiro-chefe da Ford Performance, Carl Widmann: “Ouvimos os clientes pedindo o som e o poder de um V8 de volta à Raptor. Não era algo que poderíamos ter pressa”,
A alma da picape, a suspensão, também recebeu upgrades. Começando pela dianteira, que ganhou um eixo reforçado acompanhado de um conversor de torque mais robusto. Já na traseira, um eixo rígido multilink ganhou barra Panhard e braços de arraste extralongos. Tudo isso com o auxílio dos amortecedores ativos da FOX, que podem ser controlados eletronicamente pelo condutor. Outro detalhe importante é as molas helicoidais, também responsáveis por fazer o Raptor R acelerar forte, sem medo, sob planícies desérticas, terrenos desnivelados e qualquer buraco que tiver pela frente.
Os modelos Raptor sempre tiveram inspirações que se referem ao estilo aventureiro, esportivo e com aquela mistura de velocidade. Nesta edição, a ideologia veio baseada em predadores do deserto para recriar um estilo próprio para a Raptor R. A grade dianteira ficou maior e ganhou a letra R em cor laranja (o tom da Ford Performance) acompanhada dos novos faróis em leds adaptativos que se ajustam de acordo com a inclinação e direção. Por fim, a traseira possui a tradicional saída de escapamento duplo com a escrita Ford em tamanho grande na caçamba.
No interior, o painel de instrumentos digital coloca ao condutor a possibilidade de escolher diversos modos de condução e recursos. Uma das opções interessantes é o assistente de trilhas. Nessa opção, o motorista pode selecionar a velocidade que pretende rodar, o resto fica por conta da F-150 que vai acelerar e frear deixando apenas o comando do volante para o piloto. Ainda existe um modo para escalar pedras podendo controlar o freio e o acelerador apenas com o pedal da direita.
Os bancos esportivos são assinados pela Recaro e receberam um revestimento em alcantara específico para manter os ocupantes confortáveis e presos nos bancos quando estiverem andando em alta velocidade pelas trilhas. O acabamento se resume em matérias de fibra de carbono entre o painel, portas e outros. Além disso, há uma central multimídia de 12” polegadas recheada de informações sobre a picape.
A Ford já abriu as reservas para a Raptor R. O modelo começa a ser produzido no final de 2022 diretamente na planta de Michigan, nos Estados Unidos. O valor para ter um modelo exclusivo desses na garagem ultrapassa os US$ 107.350, o que em uma conversão direta daria mais de meio milhão de reais.
Veja também
Picapes
Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades
Picapes
Clientes pedem e picape Jeep Gladiator ganha opção de pintura cor-de-rosa
Picapes
Toda preta, Rampage estreia em nova versão Laramie Night Edition
Picapes
Segunda geração da Fiat Strada alcança meio milhão de unidades produzidas
Picapes
Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190
Picapes