Publicado em
Elétricos e híbridos
Novo Mercedes-Benz eActros LongHaul é o caminhão elétrico que pode oferecer 500 km de autonomia e 815 cv de potência
Nesta semana acontece o Salão IAA Transportation na cidade de Hanover, na Alemanha. O evento é dedicado a veículos pesados e de grande porte, que na edição de 2023 está contabilizado diversos produtos eletrificados. Um dos utilitários que têm chamado a atenção é o novo Mercedes-Benz eActros Long Haul, modelo elétrico que promete uma grande autonomia rodoviária entre o segmento de extra-pesado.
Atualmente a fabricante alemã já possui em seu catálogo de caminhões elétricos o modelo eActros 300, mas de menor porte. Como o próprio nome diz, o LongHaul (Longa distância) é um veículo mais potente e com uma carreta maior para poder transportar mais carga em longas distâncias. Segundo a Mercedes, o utilitário poderá percorrer cerca de 500 km com uma carga de bateria, superando o irmão menor que só consegue oferecer 220 km de autonomia.
A receita utilizada no novo caminhão, ganhou um conjunto de lítio-ferro-fosfato mais resistente nas baterias, além de diversos testes que ao todo somam cerca de 1,2 milhão de quilômetros rodados. Segundo a montadora, o modelo pode ser recarregado de 20% a 80% de carga em apenas 30 minutos, quando utilizado um supercarregador de 1 mW (1000 kW) que ainda também está em fase de construção.
No ano que vem, na parte final de desenvolvimento, a fabricante alemã pretende promover outra seção de testes na Europa, mas com alguns clientes interessados em adquirir o novo eActros Long Haul em suas frotas. E para aqueles que procuram ainda mais autonomia, a Mercedes está trabalhando junto com a Krone, fabricante de carretas, para instalar um motor elétrico adicional no reboque com o intuito de chegar a 800 km de rodagem fora das tomadas.
Sob o capô, o Mercedes-Benz eActros LongHaul utiliza dois motores elétricos instalados no próprio eixo traseiro, além de 3 conjuntos de baterias com uma capacidade total de 600 kWh. São cerca de 543 cv de potência em 400 kW que podem chegar a 815 cv em 600 kW. É um dos caminhões mais potentes do mundo. A fabricante ainda não revelou o torque, nem os dados de performance, mas já divulgou que o modelo estará disponível para ser comercializado somente com o cavalo mecânico ou também com o chassi rígido.
O eActros LongHaul começa a ser produzido em série a partir de 2024 na linha de montagem existente na fábrica de caminhões de Wörth (ALE). Vale lembrar que como alguns países da Europa já possuem restrições à entrada de caminhões a diesel nos centros das cidades. Neste caso, o utilitário da Mercedes será bem requisitado para o transporte rodoviário.
Veja também
Elétricos e híbridos
BYD Shark: kit de energia solar, carregador portátil e seguro grátis?!
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Elétricos
Bronco e Mustang inspiram bikes elétricas
Elétricos e híbridos
Lotus Evija X vira tempo sobrenatural no circuito de Nürburgring
Elétricos e híbridos
Novo sedã elétrico Tesla Model 3 Performance tem 517 cv e acelera igual um Porsche
Elétricos e híbridos