Publicado em
Performance
Chevrolet apresenta novo Corvette Z06 GT3 R para competições de motorsport
No último final de semana, a Chevrolet revelou durante as 24h de Daytona, o seu novo carro de corrida para a temporada de motorsport em 2024. O Corvette Z06 GT3 R fez a sua estreia pública apresentando diversas novidades para competir na categoria GT3 a partir do ano que vem.
O modelo foi desenvolvido pela Competition Motorsports Engineering da GM, e a Pratt Miller Engineering. Juntas, as empresas trabalharam para criar um carro de corrida com motor central com uma plataforma elegível para vários campeonatos na América do Norte e ao redor do mundo.
“O Corvette Z06 GT3.R inova para a Chevrolet e para o programa Corvette Racing”, disse Mark Stielow, diretor da GM Motorsports Engineering Competition. “Este carro de corrida focado no cliente aproveita os aprendizados de toda a longa e bem-sucedida história da Corvette Racing, além da experiência de nossas equipes de design, engenharia e powertrain de produção do Corvette.”
A máquina de corridas da Chevrolet ganhou uma estrutura de impacto mais forte e refrigeração, aerodinâmica e suspensão revisadas. Na parte inferior do Z06 GT3.R, o modelo conta com um novo difusor de fibra de carbono, criado especificamente para direcionar o ar da frente do carro para a traseira, a fim de criar um nível ideal de estabilidade geral.
Baseado em um Corvette vendido nas concessionárias, o novo Z06 GT3 R tem sob o capô o motor DOHC V8 de 5.5L que recebeu algumas atualizações para ser mais potente, podendo ter uma potência entre 507 e 608 cv, associado a um câmbio automático de 6 marchas. Entretanto, a fabricante não revelou os dados técnicos, apenas disse que o propulsor de corrida compartilha mais de 70% de suas peças com o motor Z06 de produção.
“As corridas continuam a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de nossos motores de produção”, disse Russ O’Blenes, diretor da Performance and Racing Propulsion Team. “Houve lições valiosas aprendidas durante os programas C5-R a C7.R que ajudaram no desenvolvimento de nossos motores V-8 para produção e corrida – muitos lidando com eficiência, materiais e peso leve. O fluxo de informações da Corvette Racing para a engenharia de produção e vice-versa nos ajudou a construir motores de carros de corrida e de rua que são rápidos, confiáveis e eficientes.”
A Chevrolet espera ter um carro flexível para atender todas as necessidades e outras preferências do cliente, sem sacrificar o desempenho ou a dirigibilidade. Vale destacar que a montadora irá oferecer um um alto nível de peças e suporte técnico. O novo Corvette Z06 GT3 R ainda não teve o seu preço divulgado.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance