Publicado em
Performance
Dodge Challenger se despede com edição SRT Demon 170 com motor de 1.040 cv
A última dança! Nesta terça-feira (20/03) a Dodge acabou com o suspense e apresentou o modelo que fecha a série de despedidas do Challenger. A versão SRT Demon 170 será limitada em apenas 3.300 com produção até o final deste ano. Este é o fim do Challenger com motores a combustão já que a próxima geração será 100% elétrica.
Depois de alguns atrasos no desenvolvimento, a fabricante americana finalmente achou o conjunto perfeito para a despedida de um ícone nas arrancadas norte-americanas. Equipado com o V8 supercharger de 6.2 litros, serão 1.040 cv de potência a 6.500 rpm e 130,7 kgfm de torque a 4.200 rpm quando abastecido com E85 (combustível com 85% de etanol)
Com certificação da NHRA (órgão que homologa as arrancadas no país), o Challenger Demon 170 consegue completar uma prova de 400 metros em 8,91 segundos a 151,17 mph (cerca de 242 km/h), enquanto o 0 a 100 km/h é feito em menos de 2 segundos. Segundo o CEO da Dodge, Tim Kuniskis, destaca que os testes foram realizados em uma pista homologada e preparada para arrancadas.
Para fazer toda essa performance funcionar, a Dodge realizou diversas modificações. Começando pelo compressor, que de 2,7 litros foi substituído por um de 3 litros. Além disso, o corpo de borboleta é de 105 mm ao invés dos 92 mm do Demon. A pressão positiva é de 1,46 bar, mais que os 1,05 bar do Challenger SRT Hellcar Redeye Widebody, um dos modelos mais poderosos da linha Challenger.
O câmbio segue o mesmo automático de 8 marchas, mas com um TransBrake 2.0. Neste caso o condutor pode ajustar a entrega de torque por cada décimo de segundos, o que ajuda a melhorar a entrega de potência do Muscle Car. Para os clientes que possuem interesse em usar o carro para competições, a divisão de acessórios Dodge Direct Connection oferece uma série de equipamentos como gaiola de proteção, painéis para eliminação do banco traseiro em dobra de carbono e até mesmo um pára-quedas para otimizar as frenagens.
O kit de performance é completo com os amortecedores Bilstein adaptativos que elevam a traseira em 9,9 mm. No modo de condução Drag Mode, a suspensão se ajusta para tornar a dianteira mais firme, enquanto a traseira fica mais flexível. O Demon 170 também tem molas e barras estabilizadoras mais macias para melhorar a transferência de peso durante provas de arrancada.
Na parte da aparência, o Demon 170 mantém as linhas tradicionais do Challenger. Para ficar mais agressivo a montadora adicionou alargadores nos para-lamas, o que positivamente ajudou a eliminar cerca de 7,2 kg no peso total do carro. O modelo estará disponível em 14 tonalidades, podendo ser os clássicos B5 Blue, Plum Crazy purple, and Sublime green. Todas as opções estão disponíveis com preto acetinado no capô ou no capô, teto e porta-malas.
O novo Dodge Challenger Demon 170 será vendido por US$ 96.666. Serão produzidas apenas 3.300 unidades, sendo 3.000 para os Estados Unidos e 300 para o Canadá. Os pedidos abrem no dia 27 de março e podem ser realizados nas concessionárias disponíveis no site DodgeGarage.com. Vale destacar que essa será a última oportunidade dos entusiastas adquirirem o Challenger em sua receita raiz. A partir da próxima geração, o modelo será 100% elétrico.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance