Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Performance

Honda Civic Type R marca novo recorde em Nürburgring para carros de tração dianteira

Depois de superar o recorde no circuito de Suzuka pouco antes de ser lançado oficialmente, o novo Honda Civic Type R agora também é dono do melhor tempo no tradicional circuito de Nürburgring Nordschleife. Durante testes e avaliação de desempenho, o hot hatch da fabricante japonesa gravou a marca de 7:44.881, superando o seu concorrente Renault Mégane RS Trophy-R 2019 que era o dono da melhor resultado com 7:45.399.

Em sua sexta geração, o Type R o modelo se destaca pela configuração purista com o motor de 2.0 litros, turbo, com 330 cv de potência (320 cv na Europa e Japão) e 42,8 kgfm de torque aliado ao câmbio manual de 6 marchas. Segundo a fabricante, o esportivo acelera de zero a 100 km/h em 5,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 275 km/h.

Divulgação / Honda

Para a volta recorde em Nürburgring Nordschleife, o Civic Type R foi equipado com os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 Connect desenvolvidos em conjunto com a Michelin usando o know-how acumulado através do desenvolvimento do Michelin Pilot Sport 4 S, que é o pneu padrão no hot hatch japonês. De acordo com a montadora, os compostos melhoram ainda mais o desempenho do veículo em circuito, otimizando a aderência em piso seco e o manuseio bem equilibrado do Type R.

“Seis anos após o recorde de volta estabelecido pela geração anterior do Civic Type R, atingimos esta nova dimensão como resultado de todas as emoções que colocamos e todos os avanços que fizemos para este Type R”, disse Hideki Kakinuma, o líder de desenvolvimento do modelo.

Prestes a chegar no Brasil, o novo Honda Civic Type R é um dos lançamentos mais esperados para o mercado nacional em 2023. O esportivo japonês já foi flagrado em testes de rodagem no interior de São Paulo. Além disso, o modelo também foi visto exposto – ainda com camuflagem – em uma concessionária paulistana. Tudo indica que nos próximos meses o Type R finalmente seja apresentado por aqui.

Divulgação / Honda