Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Performance

MASERATI APRESENTA OFICIALMENTE O GT2-spec MC20 PARA COMPETIÇÕES

Depois de revelar as primeiras imagens em março deste ano, a Maserati apresentou nos últimos dias o seu novo carro de corrida para 2024. A fabricante italiana está pronta para reviver as memórias que a viram participar dos emocionantes campeonatos de GT. A marca retoma as suas atividades nas competições de Gran Turismo, estreando inicialmente na GT2 European Series durante a temporada de 2023.

Batizado de GT2, o carro de corrida se baseia no superesportivo MC20, mas com diversas atualizações na aerodinâmica. A criação do modelo é fruto de uma parceria criativa e de design entre o Maserati Innovation Lab, o Centro Stile Maserati e a excelência tecnológica do simulador dinâmico Maserati. 

O GT2-spec MC20 já está homologado para acelerar na classe posicionada entre os carros GT4 e GT3 em termos de desempenho. O Race car se destaca pelo monocoque central de fibra de carbono e a carroceria leve e totalmente composta com painéis que podem ser rapidamente substituídos no meio da corrida em caso de batida. 

Divulgação

Davide Grasso, CEO da Maserati, comentou: “Nosso DNA e nosso espírito sempre estiveram nas corridas. Nossa história começou e se desenvolveu da pista para a estrada. A decisão de regressar às pistas insere-se num quadro estratégico aprofundado, inaugurado este ano com a estreia na Fórmula E, a que juntamos agora o nosso regresso ao mundo das competições GT. Agora, mais do que nunca, queremos reacender e alimentar aquela paixão competitiva que sempre nos caracterizou e motivou a alcançar grandes marcos”.

Sob o capô, o modelo vem equipado sob o capô com o motor Nettuno biturbo V-6 de 3.0 litros capaz de gerar 621 cv de potência. Nessa configuração o carro de corrida pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos. Já a velocidade máxima supera os 300 km/h. Entre as especificações técnicas mais chamativas incluem a novíssima tecnologia patenteada MTC (Maserati Twin Combustion) baseada em motores de Fórmula 1.

A direção hidráulica é totalmente elétrica. Todos os componentes da suspensão do carro possuem uma calibração específica para a corrida, com amortecedores ajustáveis ​​e barras estabilizadoras ajustáveis ​​na frente e atrás. Da mesma forma, a eletrônica e caixa de câmbio sequencial de 6 marchas também foram atualizados. Entre outras mudanças estão as novas rodas forjadas de 18”, amortecedores ajustáveis, sistema de escapamento revisado e um alívio de peso para acelerar forte na pista.

O Maserati GT2 é uma das apostas da montadora para voltar aos pódios dentro das grandes competições de turismo. A estreia oficial do modelo nas pistas ainda não foi revelado. A fabricante também não divulgou os preços do carro de corrida que em breve poderá ser adquirido por pilotos e equipes.

Divulgação