Publicado em
Elétricos e híbridos
Picape elétrica Ford F-150 Lightning Switchgear faz a Tesla Cybertruck comer poeira
Tem duas coisas que a Tesla Cybertruck nunca fez: executar saltos e ser bonita. A picape elétrica Ford F-150 Lightning Switchgear, por outro lado, pula como um canguru e mantém o visual atraente da série de caminhonetes que há décadas é o veículo mais vendido nos Estados Unidos.
Criada pela Ford Performance em parceria com a preparadora americana RTR Vehicles, a F-150 Lightning Switchgear, por enquanto, é apenas um veículo de demonstração de alto desempenho. A apresentação da picape esportiva elétrica será no próximo dia 25 de janeiro, durante o evento off-road King of the Hammers, em Johnson Valley, na Califórnia.
O modelo com a configuração radical da Ford Performance é baseado na F-150 Lightning, a primeira picape elétrica da Ford, lançada em 2022. Segundo a montadora, o veículo de demonstração é inspirado na F-150 RTR Ultimate Fun-Haver, uma versão supermodificada da F-150 (com motor V6 a gasolina) desenvolvida pela RTR Vehicles em 2016.
“É o mais recente programa Ford Performance Demonstrator – juntando-se ao SuperVan 4.0 e 4.2, ao Mustang Mach-E 1400, ao Mustang CobraJet 1400 e ao F-100 Eluminator – que mostra as possibilidades do que um veículo eléctrico pode ser e proporciona um parque de diversão para os engenheiros, para avançar rapidamente no aprendizado para futuros veículos elétricos”, escreveu Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports, no site de mídia da Ford.
Para lidar com terrenos acidentados, a suspensão da F-150 Lightning Switchgear usa amortecedores de bypass internos FOX de 3 polegadas de diâmetro, além de amortecedores frontais e dianteiros exclusivos. Já os pára-choques traseiros foram desenhados para melhorar os ângulos de aproximação e saída da picape.
A picape possui suspensão independente de duplo braço na frente e independente multilink na traseira com amortecedores helicoidais, barra estabilizadora e braços de controle personalizados.
A picape possui suspensão independente de duplo braço na frente e independente multilink na traseira com amortecedores helicoidais, barra estabilizadora e braços de controle personalizados. O modelo tem ainda na parte frontal uma placa de aço para proteger o assoalho de pancadas em terrenos de difícil acesso. Outro destaque são as rodas aro 18 polegadas calçadas em pneus NITTO Ridge Grappler de 37”.
A Ford não informou detalhes de potência e torque da picape de demonstração. Na versão original, a F-150 Lightning é oferecida com dois motores elétricos, que combinados geram 452 cv ou 580 cv, dependendo da versão. A opção mais potente acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, segundo o fabricante.
Segundo o diretor da Ford Performane, a F-150 Lightning Switchgear é o primeiro modelo de demonstração da série, orientado para uso off-road. Uma segunda versão, para uso exclusivo no asfalto e também baseada na F-150 Lightning, será revelada nos próximos dias. Fique de olho nas notificações do site da FULLPOWER!
Veja também
Elétricos e híbridos
BYD Shark: kit de energia solar, carregador portátil e seguro grátis?!
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Elétricos
Bronco e Mustang inspiram bikes elétricas
Elétricos e híbridos
Lotus Evija X vira tempo sobrenatural no circuito de Nürburgring
Elétricos e híbridos
Novo sedã elétrico Tesla Model 3 Performance tem 517 cv e acelera igual um Porsche
Elétricos e híbridos