Publicado em
Motos
Primeira moto aquática elétrica do mundo, Orca estreia no Brasil
Maior fabricante de barcos do Brasil, a Ventura Marine passa a aceitar a partir desta quarta-feira (31) pedidos de compra pela Orca, a primeira moto aquática totalmente elétrica do mundo, produzida pela fabricante canadense Taiga Motors Corporation. O veículo indicado para uso recreativo está à venda por R$ 149.900.
Para Rodrigo Arrambide, diretor de Estratégia Comercial e Operações da Taiga, o mercado brasileiro é uma parte importante no momento de expansão da empresa. “A Taiga continua expandindo estrategicamente seus negócios globais, e o Brasil, sendo um dos mercados marítimos de mais rápido crescimento na América do Sul, faz todo o sentido”, disse.
Vender a Orca no Brasil também vai ajudar a Taiga a manter seu negócio ativo durante o ano todo e compensar os momentos de baixa temporada no mercado náutico da América do Norte. “Essa expansão na América do Sul também nos permitirá compensar a sazonalidade da América do Norte e garantir ainda mais a nossa linha de motos aquáticas Orca como um negócio para o ano todo”, explicou Arrambide.
Neste ano, a empresa canadense pretende trazer 400 unidades da Orca para comercialização no Brasil. A Ventura Marine também será o parceiro representante da Taiga nas vendas da moto aquática elétrica nos mercados da Argentina, Chile e Paraguai.
Orca elétrica desliza na água a 100 km/h
Lançado na América do Norte em 2022, a Orca é um dos primeiros veículos com motorização de zero emissão no mundo náutico. O modelo disponível no mercado brasileiro é a versão Performance, com motor elétrico de 120 kW e 17,3 kgfm de torque. De acordo com o fabricante, esse sistema de motorização elétrica fornece um desempenho equivalente ao de uma moto aquática com motor a gasolina de 230 hp.
Com esse motorzão, a moto aquática importada do Canadá pode deslizar pela água a velocidade máxima de 100 km/h. O fabricante destaca ainda que o modelo proporciona “arrancadas vigorosas”, por conta das características do motor elétrico que dispõe de todo o seu torque no momento em que é ligado. Outro ponto interessante no veículo é seu baixo centro de gravidade, devido ao posicionamento das baterias abaixo da linha d’água, que garante maior estabilidade na condução.
“Coração” da Orca, a bateria de íon de lítio é totalmente selada para funcionar com segurança em todo tipo de ambiente aquático, inclusive na água salgada e sob fortes vibrações. A Taiga diz que o conjunto fornece energia para até duas horas de pilotagem. Quanto ao carregamento, ele pode feito em qualquer tomada, com sistema de carregamento Tipo 2, em 3h30. Outra opção é adquirir o carregador rápido da marca canadense que recupera 80% da carga em menos de 40 minutos.
“Estamos entusiasmados por oferecer aos nossos clientes uma maneira mais sustentável de recreação aquática, com um produto que traz a nulidade de emissões de poluentes como uma de suas principais virtudes, mas não a única: a Orca é extremamente rápida e dinamicamente privilegiada na dirigibilidade. Aposto que vai rapidamente conquistar muitos fãs”, contou André Motta, coproprietário da Ventura Marine.
Taiga Motors desembarca no Brasil
Ainda desconhecida no Brasil, a Taiga Motors é uma empresa com os produtos certos no momento ideal. Toda linha da empresa, composta por veículos aquáticos e modelos terrestres off-road, são impulsionados por sistemas de motorização elétrica. Além da moto aquática Orca, outro produto da empresa é o Nomad, um snowmobile (moto de neve) – que por sinal foi o primeiro do mundo com motor elétrico.
Com uma gama de veículos tão diferentes e alinhados as tendências de sustentabilidade, a Taiga já coleciona alguns prêmios importantes. No ano passado, por exemplo, a marca venceu o prêmio Fast Company 2022 World Changing Ideas Award e o Best of What’s New Award, da revista Popular Science. A Orca, por sua vez, foi considerada uma das 200 melhores invenções de 2022 pela TIME Magazine.
Com a colaboração de Eduardo Bernasconi.
Nota do editor: nunca é demais lembrar que o termo “Jet Ski” é na verdade o nome da moto aquática da Kawasaki, que foi a primeira fabricante a lançar no mercado um veículo náutico desse tipo.
Veja também
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Motos
BMW Motorrad inicia produção da R 1300 GS em Manaus
Motos
Kawasaki Ninja ZX-4R 2024 chega ao Brasil por R$ 57.490
Motos
Ducati lança nova Diavel V4 em parceria com a Bentley
Motos
Honda apresenta nova XRE 300 Sahara ao mercado nacional
Motos