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Curiosidades

Mercedes-Simplex 60 HP de 120 anos que ainda funciona é vendido por R$ 60 milhões nos EUA

No início da história automobilística, entre os suspiros dos motores a vapor e o rugido dos primeiros motores de combustão interna, repousa um ícone singular: o Mercedes-Simplex 60 HP de 1902. Nascido em uma era de pioneirismo mecânico, este veículo marcou época como um dos primeiros carros de luxo e alto desempenho. E passados mais de 120 anos, o “60 HP” continua surpreendendo e mantendo sua posição de prestígio.

A renomada casa de leilões de carros clássicos dos Estados Unidos, a Gooding & Company, anunciou esta semana a venda de um Mercedes-Simplex 60 HP por impressionantes US$ 12.105.000, equivalente a quase R$ 60 milhões. De acordo com o leiloeiro, este raro Mercedes estabeleceu um marco ao tornar-se o “primeiro carro antigo” a ultrapassar o valor de US$ 10.000.000 – o “carro antigo” citado no comunicado refere-se a veículos fabricados antes da década de 1930. E ele está funcionando, segundo os vendedores.

Mercedes Simplex 60 HP

Modelo pertenceu ao Alfred Harmsworth, que comprou o carro em Paris, em 1903 (Gooding & Company)

Um verdadeiro artefato automotivo, o antigo Mercedes foi encomendado de fábrica pelo magnata Alfred Harmsworth, fundador do jornal britânico Daily Mail. O veículo arrematado é uma versão de luxo do 60 HP, para quatro ocupantes. Se fosse hoje, seria anunciado como um “carro premium”, com bancos de couro e detalhes de acabamento dourado.

Mercedes Simplex 60 HP

O Mercedes-Simplex 60 HP é uma evolução do Mercedes 35 HP, o primeiro carro moderno do mundo (Gooding & Company)

Mercedes-Simplex 60 HP é evolução do primeiro carro moderno

O Mercedes-Simplex 60 HP é uma evolução do Mercedes 35 hp, amplamente reconhecido como o primeiro automóvel verdadeiramente moderno. Fabricado pela Daimler Motoren Gesellschaft (DMG), empresa antecessora da Mercedes-Benz como a conhecemos hoje. Vale notar que o termo “Mercedes” foi inspirado no nome da filha do empresário austríaco Emil Jellinek, um investidor crucial na montadora alemã. Posteriormente, com a fusão entre a DMG e a Benz & Cie, de Karl Benz, surgiu a Daimler-Benz AG em 1926, consolidando a marca “Mercedes-Benz”.

Mercedes Simplex 60 HP

Motor gigante: bloco quatro cilindros de 9.2 litros gerava 60 cavalos de potência (Gooding & Company)

Além do requinte para a época, o carro alemão destacou-se como um dos primeiros automóveis do início do século 20 a possuir uma potência tão notável para os padrões daquele tempo. Como sugere seu nome, os 60 cavalos de potência impulsionavam o antigo Mercedes a uma velocidade máxima de 130 km/h, tornando-o o veículo de produção mais rápido do mundo entre 1903 e 1905. No entanto, alcançar essa façanha exigia um esforço considerável, já que essa potência era gerada por um enorme motor de quatro cilindros a gasolina com 9,2 litros de deslocamento!

Mercedes Simplex 60 HP

Superesportivo dos anos 1900: modelo foi oferecido com diferentes opções de carroceria (Divulgação)

O clássico Mercedes-Simplex participou dos primórdios do automobilismo. Um exemplar do 60 HP sagrou-se campeão na primeira edição da corrida de montanha Mount Washington Hillclimb Auto Race, em 1904. Realizada no Mount Washington, no estado de New Hampshire, esta prova desafia os competidores ao longo de um percurso de 11,9 km, repleto de curvas sinuosas e uma elevação de cerca de 1.500 metros. Na corrida inaugural, um Mercedes-Simplex 60 HP, conduzido pelo playboy americano Harry Harkness, alcançou o topo do monte em 24 minutos e 37 segundos. Desde então, o registro de tempo mais recente e também o mais rápido pertence a Travis Pastrana, que escalou o pico em apenas 5 minutos e 28 segundos, conduzindo um Suraru WRX STI.

Mercedes Simplex 60 HP

A DMG produziu 102 exemplares do Mercedes-Simplex 60 HP de 1902 até 1905 (Divulgação)

No total, a fábrica da DMG em Cannstatt, Alemanha, produziu 102 unidades do Mercedes-Simplex 60 HP, em diversas versões, de 1902 até 1905. A principal vitrine para este veículo foi a concessionária Charley em Paris, pertencente a Emil Jellinek. Foi nesse estabelecimento que Alfred Harmsworth adquiriu o seu exemplar, cujo valor atualmente ultrapassa os US$ 12 milhões.