Publicado em
História
Trazida ao Brasil por Ayrton Senna, Audi celebra 30 anos de atuação no país
A Audi do Brasil comemora três décadas de presença no país com uma série de eventos marcantes que destacam o passado, presente e futuro da marca do segmento premium. O evento realizado nesta última quinta-feira (21) no Parque Mirante, em São Paulo, revelou diversas iniciativas, incluindo a exposição do projeto da Fórmula 1, o lançamento do RS 6 Avant Legacy, a revelação do protótipo Q6 e-tron, e a parceria com a Senna Brands.
Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil, expressou sua satisfação pela jornada de 30 anos da fabricante alemã no Brasil. “Ao longo dessas três décadas, a marca das quatro argolas se consolidou e vem se destacando desde então no cenário automotivo nacional, entendendo cada vez mais as particularidades do nosso mercado, conquistando a confiança e lealdade dos brasileiros, proporcionando uma experiência premium em todas as etapas da jornada dos clientes e oferecendo ao público veículos inovadores, tecnológicos e que apontam para o futuro da mobilidade.”
Audi do Brasil e Senna Brands
A relação da Audi do Brasil com o nome Senna é intrínseca. Em 1993, Ayrton Senna se tornou o representante oficial da fabricante no país, por meio da Senna Import. No ano seguinte, os veículos da marca das quatro argolas começaram a ser vendidos no país.
A parceria entre Audi do Brasil e Senna Brands vai celebrar os 30 anos do legado do piloto. A união das marcas neste ano especial será celebrada em um projeto institucional e ações sociais.
Audi RS 6 Avant Legacy
No evento de celebração de seus 30 anos no Brasil, a Audi anunciou o lançamento do RS 6 Avant Legacy, uma série especial exclusiva para o mercado brasileiro, limitada a 15 unidades. O modelo apresenta um visual exclusivo, mais itens e ajustes mecânicos para melhorar o desempenho.
Equipado com um motor 4.0 V8 biturbo de 630 cv de potência, transmissão tiptronic de oito velocidades e tração integral permanente quattro, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h. O preço sugerido é de R$ 1.364.990,00.
“Temos orgulho de perpetuar o nosso DNA das pistas de competição em todo o nosso portfólio de veículos, que oferece opções a todos os gostos e estilos – como aos amantes das stationwagons, segmento que, embora rareando no mercado, oferece uma combinação espetacular de conforto, versatilidade, desempenho e dinâmica de condução. E a série especial RS Avant Legacy conseguiu o que parecia improvável – tornar o consagrado modelo ainda mais divertido ao volante”, comemora Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.
Audi Q6 e-tron
A Audi do Brasil também revelou protótipo do Audi Q6 e-tron, marcando um avanço significativo na eletrificação e digitalização de sua linha de automóveis de zero emissão.
Equipado com tecnologia de motorização elétrica de última geração, incluindo um sistema de 800 volts, motores eficientes e inovações em gestão de bateria, o Q6 e-tron tem previsão de chegada ao mercado no segundo semestre deste ano.
“Estamos pavimentando gradualmente o caminho da mobilidade elétrica no país. Nós já investimos quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga para carros eletrificados desde 2019, além de termos a nossa rede completa de concessionários equipados com carregadores ultrarrápidos em todo o Brasil”, afirma Marcos Quaresma, Head de Eletrificação da Audi do Brasil.
Audi na Fórmula 1
Durante a cerimônia, a Audi apresentou em solo brasileiro o protótipo de seu carro para a Fórmula 1 para a temporada de 2026, revelando que o motor está sendo desenvolvido nas instalações da Audi Sport na Alemanha. Esta é a primeira vez em mais de uma década que um motor da F1 será construído na Alemanha. Os primeiros testes com o novo propulsor estão programados para 2025.
Além disso, a Audi anunciou a reestruturação de seu corpo diretivo para a Fórmula 1 e expressou sua intenção de adquirir 100% do Grupo Sauber, uma equipe experiente que desenvolverá e fabricará o modelo de corrida em sua sede na Suíça, também sendo responsável pelo planejamento e execução das operações da corrida.
“A entrada da Audi na Fórmula 1 a partir de 2026 espelha o nosso passado, presente e futuro. Uma marca que teve origens nas pistas de competição, chegou ao país pelas mãos do eterno ‘chefe’ Ayrton Senna e atualmente está desenvolvendo uma tecnologia eletrificada capaz de oferecer uma performance sustentável e de ponta para competir na categoria mais renomada do automobilismo global”, afirma Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
Veja também
História
Protótipo EA 276 que antecedeu o Golf foi um dos carros mais feios da VW
História
Volkswagen lança Certificado de Veículos Clássicos no Brasil
História
Ônibus Mercedes da Copa de 1974 tinha torneira de cerveja, toca fitas e outras exclusividades
História
O Porsche que nunca foi comercializado: O conceito esquecido de um modelo do Cayenne conversível
História
O brasileiro que viajou a américa do sul e deixou um legado sobre a vida com seu cachorro Shurastey e o fusca 1978
História