Publicado em
Picapes
Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades
O casamento entre as picapes Ram e os motores V8, que perdura há 70 anos, está próximo de terminar. A separação desses dois símbolos tão marcantes da indústria automotiva, no entanto, acontece em forma de celebração, inclusive aqui no Brasil com o lançamento da nova edição especial Ram 1500 Classic R/T, restrita em 100 unidades.
A Ram 1500 Classic de despedida tem elementos visuais exclusivos da marca esportiva R/T – de “Road and Track” – e o motor Hemi V8 de 5.7 litros, que oferece 400 cv de potência e 56,5 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.
Cada Ram 1500 Classic R/T vem com uma placa de numeração no painel (de 1/100) e a personalização inclui faixas no capô e nas laterais da caçamba, além de máscaras escurecidas nos faróis e nas lanternas.
“Essa edição exclusiva e limitada é a homenagem da Ram a essa picape incrível e a esse V8 que provoca tanta emoção aos amantes dos motores.”, explica Juliano Machado, Vice-Presidente da marca Ram para a América do Sul. “Serão apenas 100 unidades para deixar a Classic na história do mercado. E nada melhor do que uma série chamada R/T para proporcionar esse momento tão especial para a marca”, completou o executivo.
A picape tem preço sugerido de R$ 359.990 e as vendas começam no dia 4 de junho às 10h00 e segue aberta enquanto houver estoque. Dos 100 exemplares da Ram 1500 Classic R/T disponíveis, 50 são da cor Preto Diamond e 50 na opção Vermelho Flame. A série limitada inclui até um “peso extra” na caçamba: os compradores serão presentados com uma caixa de ferramentas.
Além da Ram Classic R/T, as versões Classic Laramie e Laramie Night Edition, também equipadas com o motor V8 Hemi, seguirão disponíveis no Brasil enquanto houver estoque.
Alerta de furação!
Nos Estados Unidos, a RAM está no processo de substituição dos motores V8 das picapes da linha 1500 pelo novo motor da família Hurricane do grupo Stellantis, o 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, disponível em duas capacidades de desempenho: o topo de linha desenvolve 547 cv e 72 kgfm de torque, enquanto a opção de entrada gera 425 cv e 64 kgfm. Além disso, há modelos equipados com o motor V6 Pentastar e o V8 Hemi, com potência de até 711 cv (na versão TRX), que sairá de linha em breve.
Portanto, é natural que os novos lotes de picape full-size enviados para abastecer o mercado brasileiro venham equipadas com o novo motor Hurricante. A marca, porém, ainda não informou a data de lançamento dessa nova linha no Brasil.
O motor Hurricane entrega números de performance que não deixam a desejar em comparação com os clássicos motores com os dois blocos de quatros cilindros separados em V. Muda o ruído e a sensação da vibração borbulhante do V8, mas o desempenho é praticamente o mesmo e ainda consome menos combustível.
A Ram 1500 encontrou um novo coração, revigorado e adaptado às exigências atuais. Agora resta saber quanto tempo durará esse casamento da picape americana com seu novo par de seis cilindros, ou quando será o próximo.
Veja também
Picapes
Clientes pedem e picape Jeep Gladiator ganha opção de pintura cor-de-rosa
Picapes
Toda preta, Rampage estreia em nova versão Laramie Night Edition
Picapes
Segunda geração da Fiat Strada alcança meio milhão de unidades produzidas
Picapes
Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190
Picapes
Ford abre escola para ensinar proprietários a “voar” com a picape Ranger Raptor
Picapes