Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Picapes

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

Ram 1500 Classic R/T

O casamento entre as picapes Ram e os motores V8, que perdura há 70 anos, está próximo de terminar. A separação desses dois símbolos tão marcantes da indústria automotiva, no entanto, acontece em forma de celebração, inclusive aqui no Brasil com o lançamento da nova edição especial Ram 1500 Classic R/T, restrita em 100 unidades.

A Ram 1500 Classic de despedida tem elementos visuais exclusivos da marca esportiva R/T – de “Road and Track” – e o motor Hemi V8 de 5.7 litros, que oferece 400 cv de potência e 56,5 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.

Ram 1500 Classic R/T

O volume da caçamba da Ram 1500 Classic R/T é de 1.424 litros (Divulgação)

Cada Ram 1500 Classic R/T vem com uma placa de numeração no painel (de 1/100) e a personalização inclui faixas no capô e nas laterais da caçamba, além de máscaras escurecidas nos faróis e nas lanternas.

“Essa edição exclusiva e limitada é a homenagem da Ram a essa picape incrível e a esse V8 que provoca tanta emoção aos amantes dos motores.”, explica Juliano Machado, Vice-Presidente da marca Ram para a América do Sul. “Serão apenas 100 unidades para deixar a Classic na história do mercado. E nada melhor do que uma série chamada R/T para proporcionar esse momento tão especial para a marca”, completou o executivo.

Ram 1500 Classic R/T

R/T: marca foi criada para distinguir os carros esportivos da Dodge (Divulgação)

A picape tem preço sugerido de R$ 359.990 e as vendas começam no dia 4 de junho às 10h00 e segue aberta enquanto houver estoque. Dos 100 exemplares da Ram 1500 Classic R/T disponíveis, 50 são da cor Preto Diamond e 50 na opção Vermelho Flame. A série limitada inclui até um “peso extra” na caçamba: os compradores serão presentados com uma caixa de ferramentas.

Além da Ram Classic R/T, as versões Classic Laramie e Laramie Night Edition, também equipadas com o motor V8 Hemi, seguirão disponíveis no Brasil enquanto houver estoque.

Ram 1500 Classic R/T

Dos 100 exemplares disponíveis, 50 são da cor Preto Diamond e 50 na opção Vermelho Flame (Divulgação)

Alerta de furação!

Nos Estados Unidos, a RAM está no processo de substituição dos motores V8 das picapes da linha 1500 pelo novo motor da família Hurricane do grupo Stellantis, o 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, disponível em duas capacidades de desempenho: o topo de linha desenvolve 547 cv e 72 kgfm de torque, enquanto a opção de entrada gera 425 cv e 64 kgfm. Além disso, há modelos equipados com o motor V6 Pentastar e o V8 Hemi, com potência de até 711 cv (na versão TRX), que sairá de linha em breve.

Ram 1500 Classic R/T

Edição limitada tem faróis e lanternas com máscaras escurecidas (Divulgação)

Portanto, é natural que os novos lotes de picape full-size enviados para abastecer o mercado brasileiro venham equipadas com o novo motor Hurricante. A marca, porém, ainda não informou a data de lançamento dessa nova linha no Brasil.

O motor Hurricane entrega números de performance que não deixam a desejar em comparação com os clássicos motores com os dois blocos de quatros cilindros separados em V. Muda o ruído e a sensação da vibração borbulhante do V8, mas o desempenho é praticamente o mesmo e ainda consome menos combustível.

Ram 1500 Classic R/T

Picape full-size: Ram 1500 Classic R/T transporta cinco adultos e ainda sobra espaço (Divulgação)

A Ram 1500 encontrou um novo coração, revigorado e adaptado às exigências atuais. Agora resta saber quanto tempo durará esse casamento da picape americana com seu novo par de seis cilindros, ou quando será o próximo.