Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Performance

ABT passa dos limites com Audi RS6-E, perua híbrida com mais de 1.000 cv

Nós já trouxemos diversas preparações da ABT para modelos da Audi aqui na FULLPOWER, como um RS3 Sedan nervosão, um SQ5 mais largo e um S5 Sportback com alguns cavalinhos-vapor a mais. Mas nenhum deles chega perto do nível de ousadia da última invenção dos caras para a marca de quatro argolas: um RS6 Avant híbrido com mais de 1.000 cv!

Batizado de RS6-E, a obra da preparadora alemã adiciona um motor elétrico no meio do túnel da transmissão, capaz de enviar um “boost extra ao eixo traseiro ao pressionar um botão”, como explicaram os criadores do carro. De acordo com a ABT, com o tal botão acionado para ligar o motor elétrico, a potência do RS6-E é elevada aos 1.018 cv e inacreditáveis 131,6 kgfm de torque. Esses números representam mais de 400 cv a mais em relação ao modelo original, que conta com 605 cv e 76,5 kgfm no motor 4.0 V8 biturbo.

A preparadora diz que quando o sistema trabalha junto (ou seja, o motor a combustão e o elétrico, carregado por uma bateria de 13,6 kW/h), o bicho vira um verdadeiro demônio, capaz de acelerar aos 100 km/h em meros 3,3 segundos, com velocidade máxima de 320 km/h.

Pra não deixar dúvidas de que se trada de um RS6 especial, a pintura do protótipo da ABT parece uma verdade “placa mãe” de computador ambulante, cheia de circuitos elétricos pintados na carroceria, pra fazer jus ao coração extra que ele recebeu. Um kit aerodinâmico mais robusto, rodas de 21” e suspensão mais baixa da H&R completam o pacote de personalização da perua, que também tem modificações na cabine.

A ABT não confirmou se o RS6-E será de fato ofertado no portfólio da empresa ou se será apenas um conceito. De qualquer maneira, abriram um ótimo precedente de eletrificação para os próximos trabalhos da preparadora.