Publicado em
História
Adeus, Fusca: VW encerra produção do modelo após 81 anos
Dia 10 de julho de 2019. A data de ontem será lembrada como o dia em que a última unidade do Fusca saiu da linha de produção na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México. O clássico Besouro está oficialmente aposentado após 81 anos de história.
O exemplar de despedida é da série Last Edition e não será vendido. De acordo com o fabricante, ele ficará exposto no museu da montadora, lá mesmo no complexo mexicano. E sabe quem ocupará o espaço deixado pelo Fusca na linha de montagem? Um SUV, pra variar! Será o Tarek, SUV médio que chegará em breve ao Brasil, posicionado abaixo do Tiguan.
A aposentadoria do Fusca, entretanto, não é nenhuma novidade. A Volkswagen já havia sinalizado isso nos últimos meses, deixando bem claro com o lançamento da versão Last Edition. A configuração especial se diferencia por detalhes cromados, espelhos da cor da carroceria, limpadores de faróis com jatos d’água aquecidos, entre outros itens exclusivos. Seu motor é um 2.0 turbo a gasolina, que desenvolve 180 cv e 25,4 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis velocidades e a tração, dianteira.
Em sua rica história, o Fusca teve três gerações. A última foi lançada em 2011, sobre a plataforma do Golf, e teve como destaque a adoção do nome local conforme cada mercado em que era vendido: Beetle nos Estados Unidos, Käfer na Alemanha, Vocho no México, Fusca no Brasil e por aí em diante. #ADEUSFUSCA
Veja também
História
Trazida ao Brasil por Ayrton Senna, Audi celebra 30 anos de atuação no país
História
Protótipo EA 276 que antecedeu o Golf foi um dos carros mais feios da VW
História
Volkswagen lança Certificado de Veículos Clássicos no Brasil
História
Ônibus Mercedes da Copa de 1974 tinha torneira de cerveja, toca fitas e outras exclusividades
História
O Porsche que nunca foi comercializado: O conceito esquecido de um modelo do Cayenne conversível
História