Publicado em
Performance
Ares Panther é esportivo exclusivo com chassi de Huracan e 659 cv no V10
Seis meses depois de apresentar sua mais nova empreitada, Dany Bahar, ex-CEO da Lotus, já tem progresso para mostrar da Ares, fabricante do tipo “coachbuilt” (desenvolve carroceria e motores exclusivos sobre chassis de carros de produção de outras marcas). Trata-se da fase de testes do Panther, projeto que promete reviver o lendário De Tomaso Pantera (daí a referência no nome) criação italiana com motor V8 da Ford, vendido entre 1971 e 1993. As informações são do site Motor Authority.
O conceito do Ares Panther foi mostrado em fevereiro deste ano. O carro chamou bastante atenção na época, não só pela clara inspiração no belíssimo Pantera, mas porque o monobloco e motor seriam emprestados de ninguém menos do que da Lamborghini, mais especificamente do Huracan. A estrutura de fibra de carbono do touro ganharia uma carroceria totalmente nova e o motor 5.2 V10 seria retrabalhado, aumentando sua capacidade volumétrica para 5.6, a fim de gerar 659 cv (49 cv a mais que no original) e 57,1 kgfm de torque. Pra acompanhar o fôlego extra e distingui-lo ainda mais do Lambo, a fabricante ainda calibraria o câmbio de dupla embreagem de sete marchas e faria um sistema de exaustão sob medida para o Panther, pra produzir um ronco único pra ele.
Com o carro em testes pelas ruas de Modena, na Itália (onde fica a sede da Ares), Bahar diz que estes números da ficha técnica podem ser ficar ainda melhores quando o esportivo exclusivo estiver pronto. “O Ares Panther vai ser a mistura perfeita entre o charme e carisma clássicos sobre uma plataforma moderna e icônica feita toda de carbono”, define o fundador da fabricante. Tanta ousadia assim vai cobrar seu preço: as 21 unidades planejadas do Panther devem custar o dobro de um Huracan, cada uma delas precisando de 24 semanas pra ser construída.
Depois do Panther, a Ares já sabe qual carro vai homenagear: a Ferrari 412, talvez a que mais seja de torcer o nariz pelo visual bem típico dos anos 1980, que ganhará uma carroceria moderna (certamente mais curvilínea) sobre a plataforma da atual GTC4 Lusso.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance