Publicado em
Performance
Audi A3 Sedan 1.4 Flex de 150 cv encara o dinamômetro FULLPOWER [vídeo]
A Audi já fabricou carros no Brasil, entre 1999 e 2006. Era justamente o A3, mas na sua versão hatch, que era montada no Paraná e compartilhava peças e tecnologias com o irmão Volkswagen Golf. Em seguida, na nova geração, o A3 passou a ser importado e manteve o status no Brasil. Preparado, chegava até 380 cv do motor 2.0. Duvida? Clique aqui e veja.
Agora, a história se repete. Em 2015, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) volta a fazer o Audi A3, só que na versão sedã, e o Golf ainda em 2016 voltará a ser montado por lá. A mudança não foi só de endereço. O A3 Sedan brasileiro tem novos motores e câmbio, e a FULLPOWER vai colocar tudo à prova. Vamos começar pela versão de entrada, que ainda é 1.4, mas ganhou potência e virou flex.
O quatro-cilindros em linha 1.4 flex, todo de alumínio, é irmão do motor do Golf. O desenvolvimento dele para poder usar etanol foi feito pelas engenharias do Brasil e Alemanha. As mudanças foram feitas em todos os componentes que tem contato com o etanol, que é mais corrosivo que a gasolina. Bomba de combustível, galerias e bicos injetores são novos. Toda programação eletrônica de injeção direta foi refeita.
O resultado é um salto de 28 cv em relação ao 1.4 anterior. São, segundo a Audi, 150 cv entre 4.500 e 5.500 rpm e torque de 25,5 kgfm a partir de 1.500 rpm. Há dois detalhes interessantes: o primeiro é que a injeção direta dispensa o uso de tanquinho de partida a frio ou pré-aquecimento do etanol. Como o combustível entra em alta pressão, ele está pronto para uma boa combustão mesmo no ciclo frio.
O segundo detalhe é que a Audi conseguiu calibrar o 1.4 do A3 para render a mesma potência e torque independente se o tanque tem etanol, gasolina ou qualquer mistura entre os dois. Veja no vídeo abaixo como o novo motor se saiu no nosso dinamômetro.
Como falamos no começo, o câmbio também é novo. Sai o automatizado de dupla embreagem S-Tronic e entra o automático Tiptronic. Portanto, é uma novidade já velha, pois esse câmbio de seis marchas já está no mercado em outros modelos da Volkswagen — dona da marca Audi — como Tiguan e Jetta.
Em breve, vamos botar nossas mãos também na versão mais forte do A3 Sedan, que abandonou o 1.8 de 185 cv e virou 2.0 de 220 cv. A FULLPOWER já levou o A3 hatch como motor 1.8 para o LAP em Interlagos e o carrinho foi bem. Confira aqui.
CONCORRENTES
Se o assunto é Audi, é bom falar mais dos rivais da BMW e Mercedes-Benz. Nós já colocamos no dinamômetro do Galpão FULLPOWER o BMW 135i Coupé com vários upgrades e o Mercedes-Benz A200. Qual dessas marcas é a sua favorita? Responda nos comentários.
Veja as puxadas do Audi A3 Sedan 1.4 Flex também no UOL MAIS
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance