Publicado em
Performance
Audi R8 ganha preparação baseada nos carros de corrida GT2
Para a ABT Sportsline, modificar carros esportivos e superesportivos premium é algo do cotidiano. Dessa vez a empresa de modificação especializada em upgrades para carros do grupo Volkswagen lançou o seu novo pacote de atualizações para o Audi R8, que agora além de ficar com um visual mais agressivo, ganhou novidades para gerar ainda mais potência!
Batizado de ABT XGT, o R8 customizado pela fabricante é considerado o veículo mais exclusivo que já saiu da fábrica da ABT em Kempten em dois anos. Por aqui, o superesportivo alemão foi transformado em um carro de corrida GT2, mas com homologação para receber placas e rodar nas ruas. Segundo a marca, o processo de desenvolvimento foi extremamente complexo.
Começando pelo visual, o R8 ABT chama a atenção pelo body kit agressivo repleto de spoilers aerodinâmicos, incluindo um extrator robusto e um aerofólio gigantesco na parte traseira. O modelo também foi equipado com rodas forjadas de cubo rápido, calçadas com pneus Pirelli P Zero Trofeo R.
Chegando no interior – transformado em um cokpit de carro de corrida – o ABT XGT se destaca pelo painel, totalmente reformulado deixando de lado os equipamentos originais para dar lugar a um volante GT2, banco concha para auxiliar na postura do piloto, e roll cage, também conhecida como a famosa gaiola de proteção, para criar um ambiente seguro para o condutor.
Sob o capô, a ABT incluiu algumas novidades no motor V10 5.2 FSI – que foram mantidas em segredo – garantindo uma potência de 640 cv para um carro que pesa apenas 1.400 kg. Essa receita vem aliada ao câmbio S-tronic de 7 velocidades e tração traseira. O modelo recebeu um escapamento esportivo para aumentar o ronco e também uma suspensão dupla ajustável com molas modificadas.
O novo Audi R8 ABT XGT já pode ser encomendado. O modelo custa US$ 652.000, pouco mais de R$ 3 milhões. Vale lembrar que o carro é homologado para andar nas ruas! As modificações técnicas nas áreas de gestão térmica, software e sistema de diagnóstico de veículos altamente complexo foram cuidadosamente implementadas para preservar o caráter do carro de corrida. Para a usabilidade diária, foi integrado um painel de instrumentos modificado para uso civil e foram adicionados freio de mão, travamento central e até câmera de ré.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance