Publicado em
Testes
Avaliação: 10 coisas que você precisa conhecer do Peugeot 3008
Certos carros têm tantos detalhes interessantes que seria preciso fazer um longa metragem para exibir tudo. Calma, você não vai ficar horas assistindo ao vídeo do Peugeot 3008 Griffe. Em 18 minutos, mostraremos dez pontos importantes que qualquer pessoa interessada no SUV com preço sugerido de R$ 160.990 precisa saber.
O design está nesta lista. Por fora, o modelo equipado com motor 1.6 turbo à gasolina de 165 cv chama a atenção com as linhas agressivas da carroceria, os muitos cromados, os faróis, DRL e lanternas de led e as rodas de liga leve de 19 polegadas. Por dentro, o estilo futurista da cabine conta com acabamento de tecido jeans no painel e botões que do console inspirados em teclas de piano. É, sem dúvida, um dos utilitários-esportivos mais estilosos e refinados da atualidade.
Ainda no habitáculo, mostramos as peculiaridades da alavanca do câmbio automático de seis marchas (ao estilo manche) e também as animações do belo quadro de instrumentos digital, cujo destaque é o conta-giros “invertido”, em que o ponteiro sobe da direita para a esquerda.
O volante é o quarto item atrativo do 3008. Ele segue o padrão adotado pela Peugeot desde o lançamento da atual geração do 208, em 2013: pequeno à la kart, com empunhadura caprichada e pegada esportiva. Como era de se esperar, há ajustes de altura e profundidade e aletas fixas na coluna de direção para trocas de marchas sequenciais.
Entre os recursos de tecnologia, destaque para o carregador de celular por indução, localizado à frente da manopla do câmbio, e a central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, que exibe também três tipos de visualização da câmera de ré, entre eles o modo 360 graus. Outra função executada pela tela são os modos de massagem, disponíveis para motorista e passageiro da frente. São cinco opções e três níveis de intensidade; no vídeo, eu mostro tudo em funcionamento.
O espaço interno do 3008 merece elogios. Com 2,67 metros de entre-eixos, o SUV acomoda bem quatro adultos altos. Quem viaja no banco de trás, conta com uma boa área livre para as pernas. Para a cabeça, em função do teto solar panorâmico, o vão é um pouco mais estreito. Com capacidade para 520 litros, o porta-malas é bastante generoso, assim como o enorme porta-objetos do console.
As luzes ambiente da cabine são outro charme do 3008, especialmente para os fãs da cor azul. Uma das partes mais bonitas, que fiz questão de registrar neste vídeo, é o filete azul que contorna o teto panorâmico.
Conforto e desempenho, claro, também estão na lista das dez coisas que você precisa conhecer do 3008. Para quem aprecia esportividade, o SUV vai agradar bastante pela agilidade do conjunto mecânico e pela ergonomia. O acerto das suspensões é bem equilibrado para garantir firmeza em curvas e suavidade ao passar por pisos irregulares.
Quer saber qual foi a média de consumo que o modelo registrou no período em que o testamos? Então aperte o play para conferir os detalhes deste Peugeot.
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.6, 16V, turbo, injeção direta de gasolina
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas
Tração: dianteira
Porta-malas: 520 litros
Rodas: 235/50 R19
Peso: 1.567 kg
Veja também
Testes
VW ID. Buzz é a ‘Kombosa’ 100% elétrica e 200% carismática
Testes
Orca: pilotamos a primeira moto aquática 100% elétrica que chegou ao Brasil
Testes
Picape Ford Ranger é bruta até na versão de entrada XLS
Testes
Testamos o Volvo XC90 de 407 cv, que roda 40 km sem gasolina
Testes
Testamos o novo Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black
Testes