Publicado em
Motos
BMW F800GS: use sem moderação!
A BMW F800GS supreende pela versatilidade. Lançada em 2008, ainda como importada, hoje é montada em Manaus e confesso ser fã do modelo desde a primeiríssima.
Essa 2016 então, superou as expectativas. Posição de pilotagem, comportamento, segurança, desempenho… Ela vai bem pro dia-a-dia, aos finais de semana e longas jornadas, seja em pista seca ou molhada, asfalto, cascalho ou terra… Coisa phina no melhor estilo use sem moderação! O bicilíndrico de 798 cm3 tem 85 cv e 8,3 kgfm de força empurra bem e vibra pouco.
A ciclística é demais: faz muita curva, freia demais – com ABS que pode ser deslligado – e quem quiser mexer na posição de banco mais confortável que na versão antecedente. Na suspensão, o garfo invertido tem agora um controle eletrônico (ESA), na mesma pegada da irmã maior, a 1200GS. Ela continua com controle de tração (ASC, também pode ser desligado) que, de tão eficiente, corta um pouco da diversão. Dá vontade de rodar com ele desligado o tempo todo. Nas aventuras longe do asfalto vale a pena deixá-lo acionado! Para rodar na cidade, um buraco, por exemplo, já será suficiente para acionar o controle de tração, cortar motor… cortar a diversão.
Seu câmbio tem seis velocidades e a transmissão é por corrente. Guidãozão largo, protetores de mãos bem no estilo supermotard e sensação de segurança e domínio total. É daqueles brinquedos que instiga uma bagunça, mas que é preciso se controlar para não perder a CNH ou ser preso. Rodar acima dos limites de velocidade permitidos é algo fácil demais em cima dela. Cruzar a 150 km/h? Moleza. Final a mais de 200 km/h, sim, mas PROIBIDO, parça. Quem quer se comportar decentemente, politicamente correto, é sucesso na certa.
Com tanque de combustível capaz de levar quase 14 litros de gasolina (4 reserva), a autonomia fica perto de 300 km. O preço de tabela da F800GS é de R$ 43.400 atualmente. Chegou ao mercado a pouco mais de R$ 45.000, no primeiro semestre. Agora ficou bom, hein! Vai uma branca e uma preta na promoção?
Texto Redação
Fotos Divulgação
Ficha técnica
Motor bicilíndrico, 798 cm³, DOHC, quatro tempos, 8V, refrigeração líquida
Potência máxima 85 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 8,5 kgfm a 5.750 rpm
Taxa de compressão 12:1
Câmbio 6 marchas
Transmissão final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Suspensão garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm e 230 mm de curso e ajuste eletrônico da compressão e retorno. Traseira mono-amortecida com 215 mm de curso e ajuste eletrônico da compressão e retorno, com ajuste manual da pré-carga da mola
Freio disco duplo de 300 mm com pinça de 2 pistões e ABS. Traseiro Disco simples de 265 mm com pinça de 1 pistão e ABS
Tanque de combustível 14 litros (4 litros de reserva)
Peso 214 kg
Cores: branca e preta
Família reunida: F800GS, F800GS Adventure e F700GS
Veja também
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Motos
BMW Motorrad inicia produção da R 1300 GS em Manaus
Motos
Primeira moto aquática elétrica do mundo, Orca estreia no Brasil
Motos
Kawasaki Ninja ZX-4R 2024 chega ao Brasil por R$ 57.490
Motos
Ducati lança nova Diavel V4 em parceria com a Bentley
Motos