Publicado em
Performance
“Carro voador” da Embraer aparece em estágio avançado de construção
A Eve Air Mobility, empresa do grupo Embraer, revelou recentemente um teaser de seu primeiro protótipo de eVTOL, sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical. A imprensa, entretanto, tem apelidado esse tipo de veículo de “carro voador”, apesar de ele estar longe de possuir as características de um automóvel.
Segundo o fabricante, o protótipo que aparece na foto está na mesma escala do veículo aéreo que será produzido em série. No entanto, ainda é um modelo “não conforme”, como informa a Eve, revelando que ele ainda não está completo. Nota-se, por exemplo, que a aeronave tem a parte frontal selada, sem um para-brisa e a cabine de comando, indicando que os primeiros voos serão controlados remotamente.
“Estamos fazendo grandes progressos na montagem do nosso primeiro protótipo eVTOL e estamos dentro do cronograma para concluir a produção e começar a voar”, disse Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility. Em entrevista à TV Vanguarda, o executivo comentou que o primeiro voo do protótipo pode ocorrer até o fim deste ano.
O conceito de voo do eVTOL é muito parecido com o de um helicóptero. Essa nova espécie de aeronave, contudo, é impulsionada exclusivamente por motores elétricos e projetada para transportar passageiros em voos curtos, utilizando uma rede de apoio dedicada com pontos de recarga e locais de embarque e desembarque.
O eVTOL da Eve tem um design que deve ditar o formato das aeronaves desse novo modal de transporte. O modelo projetado no Brasil possui oito hélices dedicadas para o voo vertical e asas fixas para o voo horizontal, na fase de cruzeiro. Na versão mais recente do conceito, a empresa do grupo Embraer incluiu uma hélice “empurradora” na traseira, propelida por dois motores elétricos.
As primeiras versões do “carro voador” da Embraer poderão realizar voos de até 100 km, transportando quatro passageiros. Futuramente, ao dispensar o piloto e incorporar controles autônomos, o espaço interno da aeronave poderá ser ampliado para seis ocupantes. O fabricante destaca ainda que o aparelho é projetado para operar milhares de ciclos de voo por ano, além de oferecer um custo por assento ao público seis vezes mais baixo que o de um helicóptero.
A Eve ainda não divulgou as especificações dos motores elétricos e a capacidade ou tempo de recarga das baterias do eVTOL.
Carro voador será produzido em Taubaté
Somando quase 3.000 pedidos de empresas do Brasil e do exterior, o carro voador da Eve será produzido em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo. Entre os diversos fabricantes envolvidos em projetos dessa natureza, até o momento, somente a empresa do grupo Embraer selecionou o local onde seus veículos serão produzidos. Esta, portanto, pode ser a primeira fábrica de eVTOLs do mundo a entrar em atividade.
Com a sede em Taubaté ainda em construção, os trabalhos de montagem dos protótipos da Eve estão ocorrendo atualmente na principal fábrica da Embraer, em São José dos Campos (SP). Por lá, serão construídos os modelos em diferentes configurações para os testes de voo e certificação da aeronave da Eve, que ainda não tem um nome definido. A estreia comercial do carro voador brasileiro está programada para 2026.
VEJA TAMBÉM:
Preparadora Mansory revela conceito de carro voador cheio de mistérios
Stellantis aumenta participação na Archer, fabricante de “carros voadores”
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance