Publicado em
Performance
CEO da Volkswagen confirma Audi e Porsche na F1 a partir de 2026
Nesta segunda-feira (02) a Volkswagen confirmou a entrada de Audi e Porsche na Fórmula 1 a partir de 2026 através de um vídeo divulgado no YouTube. Um comunicado que já era esperado nos últimos meses, se confirmou hoje com a montadora divulgando que ambas já iniciaram o desenvolvimento dos motores.
Conforme pudemos acompanhar no vídeo divulgado, a VW estava esperando o momento certo para colocar suas duas marcas premium na disputa do maior campeonato de automobilismo do mundo. A Porsche teria o interesse em fazer uma forte parceria com a Red Bull, enquanto a Audi estaria interessada em comprar a McLaren por aproximadamente € 500 milhões.
De acordo com o CEO do Grupo VW, Herbert Diess: “A Fórmula 1 está se desenvolvendo positivamente ao redor do mundo. O marketing está ali, além da Netflix, levando a um aumento significativo ao redor do mundo e nos Estados Unidos também. A Ásia está crescendo significativamente, incluindo entre grupos jovens. Se você olhar para os principais eventos esportivos do mundo, especialmente no automobilismo, a F1 é a que conta, e vem se tornando cada vez mais diferenciada”.
“Se você está no automobilismo, você deve estar na F1, porque é onde está o impacto maior. E mais, você não pode entrar na F1 sem que uma janela tecnológica se abra, o que significa que, para entrar, você precisa de uma mudança no regulamento, assim todos começam do mesmo lugar”.
A Volkswagen não deixou de falar no anúncio que até 2026 os motores serão cada vez mais eletrificados. Como Audi e Porsche já participam da Formula E (Mundial de Fórmulas Elétricos), faria muito sentido se ambas já com experiência no campeonato eletrificado ingressarem na Fórmula 1 em um momento mais adequado logisticamente para as empresas. Sem a necessidade de desenvolver motores sem uma “base”.
Para a categoria, é uma soma muito grande ter novas montadoras investindo na competição em uma fase mais didática, quando a F1 segue em expansão nas mídias sociais, nos seriados de streaming e nos E-sports. Vamos aguardar para em breve saber mais novidades sobre o futuro da Volkswagen na competição.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance