Publicado em
Performance
Com tecnologias trazidas da F1, Ferrari apresenta o 296 GT3, novo carro de corrida para o calendário motorsport de 2023
Aproveitando o mesmo embalo da Porsche, a Ferrari também apresentou o seu novo carro de corrida já pensando no calendário de 2023. A fabricante italiana estará usando no ano que vem o 296 GT3 que agora conta com tecnologias trazidas diretamente da scuderia de Fórmula 1. O exemplar irá representar a marca do cavalo rampante não só no FIA GT3, mas também no campeonato IMSA dos Estados Unidos.
Seguindo à risca todas as novas regras da FIA para a categoria GT3. O novo Ferrari 296 “di corrida”, reestreia o motor central nos carros vermelhos italianos. Seguindo os mesmos passos do modelo 246 SP, o novo GT3 chega com um V6 turbo com cilindros em um ângulo de 120°. Para oferecer um modelo de “negócio” parecido com os outros concorrentes, a montadora projetou o carro para ser usado não só por pilotos profissionais, mas também por condutores gentlemen drivers que levam o automobilismo como um hobby.
O motor é o mesmo do modelo 296 de rua. Montado com turbocompressores posicionados dentro do “V”, a motorização é capaz de gerar 600 cv de potência e 72,4 kgfm de torque com um câmbio sequencial de seis marchas com paddle shifts e uma embreagem monodisco de atuação eletrônica. As mudanças no carro de corrida não só priorizaram a performance, mas também focaram na estratégia com alterações que trabalharam na redução de consumo de combustível.
O cockpit recebeu um cuidado especial e foi desenhado usando a referência e o feedback fornecido por pilotos de fábrica e também clientes. As principais mudanças estão na melhoria da visibilidade e na acessibilidade dos condutores. A Ferrari procurou deixar no interior apenas os itens necessários em uma corrida, sem inovar com soluções que na prática seriam irrelevantes para os motoristas da scuderia.
A estreia está marcada apenas para janeiro de 2023 durante as 24 Horas de Daytona, quando o novo 296 GT3 vai encarar a pista pela primeira vez de forma oficial. Enquanto isso não acontece, a Ferrari segue nos testes de rodagem. O modelo atualmente está na fase final de equalização, completando dezenas de milhares de quilômetros no circuito de Fiorano na Itália.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance