Publicado em
SUV
Conceito Basalt é uma prévia do novo SUV que a Citroën lançará no Brasil em 2024
A Citroën revelou nesta quarta-feira (27) as primeiras imagens do Basalt Vision, um carro conceito que antecipa as linhas do novo SUV cupê que será lançado na América do Sul, incluindo o Brasil, ainda neste ano.
Desenvolvido pelas equipes na América do Sul, o Basalt faz parte da estratégia de crescimento internacional da Citroën, juntamente com o C3 e o Aircross, que atualmente são os principais produtos da montadora na região. Segundo a marca francesa, o conceito mostrado nas imagens é “uma visão muito próxima do modelo que estará disponível para os clientes em 2024”.
Thierry Koskas, CEO global da Citroën, está confiante no novo produto para fortalecer a presença da marca nos mercados sul-americanos e na Ásia. “Nossas equipes estão totalmente comprometidas em trazer, nos próximos meses, essa visão inovadora de um SUV Cupê que se destaca pelo design arrojado, espaço interior e conforto único a bordo. Desenvolvido e produzido localmente, estamos confiantes de que o Basalt Vision atrairá um grande número de clientes e reforçará nossa posição nos principais mercados”.
Basalt é o primeiro fastback da Citroën
O Basalt será o primeiro carro da Citroën no formato de SUV cupê, um estilo criado pela BMW em 2007 com o exótico X6. Esse tipo de carroceria, também chamada de fastback, está em alta ao redor do mundo. Aqui no Brasil, os principais exemplos com esse design são o VW Nivus e o Fiat Fastback, que aparecem entre os carros mais vendidos no país.
Conforme descrito pela Citroën, o formato SUV transmite “modernidade, robustez e segurança”, enquanto o caimento suave da porção traseira no estilo cupê adiciona “fluidez e dinamismo”. A marca também explicou a origem do nome Basalt, inspirado na rocha vulcânica basalto, um “material resistente e intemporal”, atributos que a empresa deseja transmitir com seu novo produto.
Bom desempenho à vista
Segundo a montadora francesa, o Basalt será construído sobre a mesma plataforma do C3 e do Aircross, a CMP (de Common Modular Platform/Plataforma Modular Comum) do grupo Stellantis. Outros carros do conglomerado multimarcas fabricados com essa base são o Jeep Avenger, Opel Corsa F e os Peugeot 208 e 2008.
A aplicação da plataforma CMP indica que o Basalt pode receber o elogiado motor flex 1.0 turbo três cilindros, que rende cerca de 130 cv de potência e 20 kgfm de torque. Tal como outros veículos de marcas da Stellantis impulsionados por esse propulsor, o futuro SUV cupê da Citroën pode receber o câmbio automático CVT que simula 7 marchas.
Veja também
SUV
Naomi Campbell “desfilou” com o exótico BMW XM Mystique Allure em Cannes
SUV
VW T-Cross 2025 tem visual renovado e mais itens, sem alterar os preços
SUV
Com bateria maior, híbrido BYD Song Plus 2025 roda até 1.200 km
SUV
“SUV mais raiz do mercado”: Chevrolet divulga mais detalhes do novo Trailblazer
Elétricos e híbridos
Jipão “eterno” da Mercedes, Classe G ganha versão 100% elétrica
SUV