Publicado em
Picapes
Confirmada no Brasil: Fiat revela nova picape Titano
A Fiat anunciou hoje (6) o lançando global da nova picape Titano, um modelo do concorrido segmento D para os mercados da América Latina e África. Em seu primeiro comunicado sobre o produto, a fabricante já adiantou que a novidade será vendida no Brasil e na Argélia, mas ainda não divulgou datas de estreia.
O lançamento da Titano será mais um passo da Fiat no mercado de picapes no Brasil, onde a fabricante lidera o ranking geral da categoria com a dupla Strada e Toro. Com a nova picape, a marca do Grupo Stellantis entrará no segmento mais disputado das camionetes, disputando clientes com Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Chevrolet S-10, Ford Ranger, Nissan Frontier, entre outros.
Fabricante que mais vende picapes no Brasil, a Fiat diz que a Titano chega para que “a marca se mantenha no topo” da categoria. No pouco que comentou sobre seu próximo produto, a empresa antecipou que o veículo é projetado “para percorrer com facilidade os terrenos acidentados” e será preparado para “necessidades de trabalho, inclusive as do cenário agro”.
Por enquanto, a Fiat não divulgou dados técnicos ou informações sobre o desempenho da nova picape, mas confirmou que haverá capacidade off-road.
Picape já existe, mas com a cara da Peugeot
O anúncio da Fiat sobre a nova picape Titano, com apenas uma imagem divulgada, ainda é um pequeno teaser sobre o lançamento para o mercado brasileiro. O veículo, ou outra forma dele, no entanto, já existe. A camionete média anunciada hoje é uma versão “italianizada” da Peugeot Landtrek.
A Landtrek foi anunciada pela Peugeot em 2020 e seu lançamento era programado no México em 2022. Posteriormente, a empresa ainda confirmou que também venderia a picape em outros países da América Latina, como Equador, Chile e Paraguai. Mas veio a pandemia e os planos de estreia atrasaram.
Nesse meio tempo também houve a consolidação do Grupo Stellantis, que incorporou a marca francesa, e a Landtrek ficou em segundo plano. O retorno da nova picape média, seja com a Peugeot ou a Fiat, agora não deve demorar a acontecer. Então, o que vem por aí?
Usando os dados oficiais da Peugeot Landtrek podemos antecipar algumas conclusões sobre a Fiat Titano. O modelo da marca francesa tem as seguintes medidas: 5,330 mm de comprimento; 1.963 mm de largura; 1,897 mm de altura; e 3.180 mm de distância entre-eixos. Ainda de acordo com a montadora, a Landtrek, dependendo da versão, a picape tem capacidade de carga de 1 tonelada a 1,2 ton e reboque, de 3 toneladas.
A Landtrek foi anunciada com capacidade de carga de até 1,2 tonelada; qual será a capacidade da nova picape Titano?
As opções de motores para Landtrek anunciadas pela Peugeot na época do lançamento eram o 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 32,6 kgfm e o 1.9 turbo diesel com 150 cv e 35,6 kgfm, ambos com alternativa de câmbio de 6 marchas manual ou automático com três modos de condução – e 4×4 com reduzida do modelo com motorização diesel. Esses conjuntos mecânicos não estão confirmados para a picape Titano que será vendida mercado brasileiro.
Veja também
Notícias
Ranger 2026 e F-150 na Show Safra: taxa zero e pronta entrega
Picapes
Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades
Picapes
Clientes pedem e picape Jeep Gladiator ganha opção de pintura cor-de-rosa
Picapes
Toda preta, Rampage estreia em nova versão Laramie Night Edition
Picapes
Segunda geração da Fiat Strada alcança meio milhão de unidades produzidas
Picapes