Publicado em
Performance
Conheça a SuperVan elétrica da Ford que pulverizou o recorde de Pikes Peak
Um carro de corrida da Ford está dando o que falar. Na verdade ele não é bem um carro, mas sim uma van. Ou melhor, é a SuperVan 4.2 desenvolvida em apenas seis semanas pela divisão Ford Performance para competir na última edição da famosa subida de montanha de Pikes Peak, no Colorado, nos Estados Unidos.
E a SuperVan elétrica da Ford não só competiu, como venceu a prova em junho do ano passado e ainda estabeleceu um novo recorde em sua categoria, a Open Class. A conquista rendeu até um mini-documentário produzido pela montadora americana, que você confere abaixo (o vídeo tem legendas em português, vale a pena assistir!).
Conduzida pelo piloto francês Romain Dumas, a SuperVan subiu a montanha em 8 minutos e 47,682 segundos, superando o recorde anterior da categoria em quase um minuto. E o monstro elétrico da Ford também ficou próximo do melhor tempo da corrida em 2023, registrado pelo Wolf TSC-FS da classe Unlimited, com 8 minutos e 40,080 segundos.
SuperVan no Playground do Diabo
A SuperVan é uma figura famosa em Pikes Peak. A primeira versão competiu no “Playground do Diabo”, um dos diversos apelidos da corrida de montanha, em 1971. Era um modelo baseado na Transit, equipada com um motor central V8 igual do GT40, que passava dos 240 km/h.
Em 1984, a Ford subiu a montanha no Colorado com a SuperVan 2, uma evolução do primeiro modelo com maior capacidade de aceleração. A SuperVan 3, com um motor de carro de Fórmula 1, competiu na edição da corrida em 1994.
Primeiro modelo da série com motorização elétrica, a SuperVan 4 foi apresentada pela Ford com um conjunto de motores elétricos que gerava 2.000 cv. No entanto, essa van não competiu em Pikes Peak.
A versão mais recente SuperVan 2.4 foi feita a partir do modelo elétrico anterior, mas com modificações na carroceria, freios, suspensão, direção, baterias, inversores e controle de temperatura, alcançando uma redução de 400 kg no peso. O veículo ainda possui um novo trem de força composto por três motores elétricos que combinados geram 1.400 cv.
“Há muitos motivos pelos quais escolhemos uma van para subir a montanha de Pikes Peak. Tudo o que aprendemos aqui podemos aplicar nos nossos carros de rua. E todos os nossos carros eletrificados daqui para frente serão melhores por causa do que fizemos nessa competição”, diz Mark Rushbrook, diretor global de Motorsports da Ford Performance.
Segunda corrida mais antiga da América do Norte, Pikes Peak é realizada anualmente desde 1916. Também conhecida como “Playground do Diabo” e “Corrida para as Nuvens”, ela tem características únicas, com 156 curvas que serpenteiam ao longo de 20 km para vencer os 1.440 metros de elevação da montanha.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance