Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Performance

Conheça a SuperVan elétrica da Ford que pulverizou o recorde de Pikes Peak

Ford SuperVan 2.4 recebe a bandeira final em Pikes Peak

Um carro de corrida da Ford está dando o que falar. Na verdade ele não é bem um carro, mas sim uma van. Ou melhor, é a SuperVan 4.2 desenvolvida em apenas seis semanas pela divisão Ford Performance para competir na última edição da famosa subida de montanha de Pikes Peak, no Colorado, nos Estados Unidos.

E a SuperVan elétrica da Ford não só competiu, como venceu a prova em junho do ano passado e ainda estabeleceu um novo recorde em sua categoria, a Open Class. A conquista rendeu até um mini-documentário produzido pela montadora americana, que você confere abaixo (o vídeo tem legendas em português, vale a pena assistir!).

Conduzida pelo piloto francês Romain Dumas, a SuperVan subiu a montanha em 8 minutos e 47,682 segundos, superando o recorde anterior da categoria em quase um minuto. E o monstro elétrico da Ford também ficou próximo do melhor tempo da corrida em 2023, registrado pelo Wolf TSC-FS da classe Unlimited, com 8 minutos e 40,080 segundos.

SuperVan no Playground do Diabo

A SuperVan é uma figura famosa em Pikes Peak. A primeira versão competiu no “Playground do Diabo”, um dos diversos apelidos da corrida de montanha, em 1971. Era um modelo baseado na Transit, equipada com um motor central V8 igual do GT40, que passava dos 240 km/h.

Primeira geração da SuperVan da Ford, de 1971

A primeira SuperVan da Ford competiu na edição do Pikes Peak de 1971 (Divulgação)

Em 1984, a Ford subiu a montanha no Colorado com a SuperVan 2, uma evolução do primeiro modelo com maior capacidade de aceleração. A SuperVan 3, com um motor de carro de Fórmula 1, competiu na edição da corrida em 1994.

Primeiro modelo da série com motorização elétrica, a SuperVan 4 foi apresentada pela Ford com um conjunto de motores elétricos que gerava 2.000 cv. No entanto, essa van não competiu em Pikes Peak.

Ford SuperVan 2

Ford SuperVan 2: modelo era baseado na Transit da época (Divulgação)

A versão mais recente SuperVan 2.4 foi feita a partir do modelo elétrico anterior, mas com modificações na carroceria, freios, suspensão, direção, baterias, inversores e controle de temperatura, alcançando uma redução de 400 kg no peso. O veículo ainda possui um novo trem de força composto por três motores elétricos que combinados geram 1.400 cv.

Ford SuperVan 3

A terceira versão da van de corrida da Ford tinha motor de carro de Fórmula (Divulgação)

“Há muitos motivos pelos quais escolhemos uma van para subir a montanha de Pikes Peak. Tudo o que aprendemos aqui podemos aplicar nos nossos carros de rua. E todos os nossos carros eletrificados daqui para frente serão melhores por causa do que fizemos nessa competição”, diz Mark Rushbrook, diretor global de Motorsports da Ford Performance.

Ford SuperVan 4.2

1.400 cv de pura eletricidade: SuperVan 4.2 pode acelerar a mais de 240 km/h (Divulgação)

Segunda corrida mais antiga da América do Norte, Pikes Peak é realizada anualmente desde 1916. Também conhecida como “Playground do Diabo” e “Corrida para as Nuvens”, ela tem características únicas, com 156 curvas que serpenteiam ao longo de 20 km para vencer os 1.440 metros de elevação da montanha.