Publicado em
Meu carro na Fullpower
Delivery trazem novos (e alternativos) ares para a gastronomia
A Michelin é uma fabricante de pneus mais do que reconhecida, mundialmente. E a marca tem, também, um guia de gastronomia fenomenal e também sucesso mundial: o GUIA MICHELIN, com os restaurantes mais animais do mundo. No Brasil, claro, temos também nosso guia e com essa pandemia, a marca apoia alguns restaurantes que trabalham com delivery.
Quem tem medo de delivery? Até ano passado, era comum ouvir defesas apaixonadas da
“experiência completa”: visitar um restaurante garantiria o controle do que chega à mesa e
uma real experiência gastronômica. Alguns chefs evitavam oferecer suas criações para entrega
em domicílio, receosos de ofertarem menos qualidade ao consumidor.
A pandemia zerou o jogo e, por necessidade, boa parte dos restaurantes tiveram de
repensar o cardápio para sobreviver. E, de forma criativa, descobriram um jeito novo de
entregar excelência, sabor e frescor, na casa do cliente.
Gustavo Rozzino, chef do TonTon , Bib Gourmand de São Paulo, ainda lembra do jantar
daquela sexta-feira, 20 de março de 2020, o último antes de determinar o fechamento da casa.
Viu que não tinha mais jeito, e passou o fim de semana pensando no que poderia fazer. “Na
segunda-feira, meu sócio e amigo falou em fazer delivery, e na quarta, já estávamos operando
assim”, conta ele. A clientela já pedia delivery antes, mas ele evitava misturar as coisas – quando adotou a
modalidade, anos atrás, percebia que o serviço acabava comprometendo o serviço de salão,
em dias de muito movimento. Faltava pensar melhor no que servir, e como. A solução: fixar
dois cozinheiros com quem trabalha há mais de 20 anos nesse tipo de preparo. “Nas quatro
primeiras semanas, éramos eu, dois funcionários, meu sócio e o maître, atendendo as
encomendas, toda a velha guarda ali ajudando”, explica Rozzino, que já tinha experiência com
cozinha de rotisserie.
A equipe definiu pratos que viajam bem e são sucesso como os menus executivos de picadinho
com purê, o boeuf bourguignon, o bobó de camarão. “Como agora já nos acostumamos ao
delivery, penso em mantê-lo depois desse período, enquanto não atrapalhar o salão. Percebi
que não é um bicho de sete cabeças”, afirma o chef.
Luca de Francesco assumiu o Mimo, Bib Gourmand de São Paulo, em agosto de 2020. A
estrutura do restaurante era bastante diferente, e o momento era de redefinir estratégias,
sem perder a clientela que já estava acostumada à comida da casa. Com 100% do foco em
delivery, a questão era resolver cocção, embalagem e apresentação. Luca decidiu criar uma
linha de pratos para serem finalizados em casa, além de oferecer opções de preço mais
amigável, no menu Mimo Express, focado em comida contemporânea. “O essencial é o preparo dos pratos: as carnes seguem feitas a vácuo em termocirculador, com temperatura controlada. O tartare, por exemplo, agora é cozido a 40°C, em sous-vide, para ser transportado. A posta de salmão é mantida protegida com uma camada de gergelim, o que
‘viaja’ melhor”, explica.
Outra decisão da casa foi contratar entregadores treinados para a tarefa, realizada a uma
distância de até 13 quilômetros. Luca de Francesco chegou a testar o transporte do risoto para
garantir a qualidade da entrega: embalado com mais caldo, retirado do fogo al dente, o prato
termina de cozinhar dentro da caixa onde é embalado e chega no ponto à mesa de quem
encomendou.
Não à toa, um dos pratos mais pedidos do Mimo hoje é o risoto de cogumelos com filé
mignon. “Houve muitos altos e baixos, o que é normal. A gente precisa ter paciência para
entender essa estrutura modificada, e insistir no que acha que vai dar certo, porque acaba
dando resultado.”
DELIVERY EFICIENTE E SEGURO… É POSSÍVEL!
Em tempos em que os deliveries têm sido requisitados como nunca, a segurança no caminho
do pedido, do restaurante às casas, tem papel fundamental no dia a dia de quem pilota a moto
ou a bike de entrega. Com foco nesses profissionais, a Michelin trouxe, recentemente,
novidades para o mercado.
Segundo Adriana Shoshan, diretora de Marketing B2C da Michelin, “se pensarmos que os
pneus são o único ponto de contato da moto ou da bike com o solo, os nossos lançamentos
vêm para atender às necessidades dos profissionais que utilizam estes veículos como meio de
trabalho, oferecendo a eles segurança em todos os tipos de piso; economia, devido à sua alta
durabilidade; além de prazer ao pilotar”.
Quer conhecer mais sobre os pneus MICHELIN? Confira!
Pneus para moto: https://www.michelin.com.br/motorbike/pagina-inicial-motos
Pneus para bike: https://www.michelin.com.br/bicycle/pagina-inicial-bicicleta
Pneus para carro: https://www.michelin.com.br/auto/pagina-inicial-carro
Veja também
Meu carro na Fullpower
Barca de arrancada: Chevrolet Caprice preparado no Brasil tem motor V8 de 8.3 litros!
Meu carro na Fullpower
SOU FULLPOWER: Chevrolet Monza, há 29 anos na mesma família, ganha personalização inspirado no eurolook
Meu carro na Fullpower
OS FIAT MAREA DOS LEITORES DA FULLPOWER
Meu carro na Fullpower
QUER VER SEU FIAT MAREA NO SITE DA FULLPOWER? SAIBA COMO
Meu carro na Fullpower
OS PASSAT DOS LEITORES DA FULLPOWER
Meu carro na Fullpower