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Performance

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

Ford Mustang GTD

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana nos Estados Unidos e no Canadá, com o carro de edição limitada acumulando mais de 7.500 pedidos no último mês. Esgotado na América do Norte, este super Mustang agora será lançado na Europa, utilizando como vitrine as principais competições da região.

A estreia do Mustang GTD na Europa será nas 24 Horas de Le Mans, em junho. Depois, o carro será visto também nas 24 Horas de Spa, no Festival de Velocidade de Goodwood e fará uma cronometragem oficial no famoso circuito de Nurburgring, na Alemanha. O tour de exibição do modelo por competições no continente europeu é parte das comemorações dos 60 anos do Ford Mustang.

Ford Mustang GTD

Mustang mais potente da história: versão GTD tem motor V8 com mais de 800 cv (Divulgação)

“Testamos o Mustang GTD extensivamente na América do Norte, incluindo os circuitos de Sebring e Virgínia. Os testes agora continuam na Europa e nossa meta é fazer um tempo de volta de menos de sete minutos em Nurburgring”, diz Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa Mustang GTD.

Mustang GTD, o mais potente da história

Inspirado no Mustang GT3 de competições, o Mustang GTD é como um carro de corrida ajustado para rodar na rua. A sigla GTD, inclusive, refere-se à categoria da IMSA com o mesmo nome (que significa Gran Turismo Daytona), para carros baseados em modelos de produção. E a Ford trouxe essa experiência no automobilismo, por meio da divisão Ford Performance, e as tecnologias do Mustang de pista para esta edição limitada.

O motor presente no Mustang GTD é um V8 de 5.2 litros supercharger com mais de 800 cv de potência, segundo a montadora. No entanto, a força bruta é apenas um detalhe em meio aos diversos recursos avançados que acompanham esse carro, que, por sinal, é o Mustang de rua mais potente de todos os tempos.

Ford Mustang GTD

Configuração transeixo: motor vai na frente e a transmissão fica na traseira (Divulgação)

A transmissão de dupla embreagem e 8 marchas do Mustang GTD, por exemplo, vem na curiosa configuração transeixo. Revela que o motor está na parte frontal do veículo e o câmbio na traseira, ligados por um eixo de transmissão (de fibra de carbono, no caso do Mustang GTD). A Ford usa esse dispositivo para equilibrar o peso do carro.

Peças de carroceria mais leves, construídas em fibra de carbono, também estão entre os itens que melhoram a performance do carro, bem como um avançado sistema aerodinâmico ativo. O equipamento com controles hidráulicos altera o sentido das asas no aerofólio traseiro e na parte dianteira inferior, criando mais ou menos downforce para diferentes momentos de condução.

Quem comprou o Mustang GTD?

O período de inscrição para comprar o Mustang mais potente de todos os tempos nos EUA e Canadá durou pouco mais de um mês, entre 18 de abril e 20 de maio. Em breve, a Ford vai realizar o mesmo processo nos mercados da Europa, México e no Oriente Médio, por meio do website oficial do Mustang GTD.

A Ford ainda não revelou quantos carros dessa edição limitada pretende construir, nem divulgou o preço. No entanto, a imprensa norte-americana tem alguns palpites: comenta-se sobre uma tiragem de 1.000 a 1.400 veículos, com preço estimado em torno de US$ 325 mil (cerca de R$ 1,6 milhão na cotação atual).

A lista de pessoas que encomendaram o Mustang GTD na América do Norte inclui clientes de diferentes perfis, na maioria ligados às competições. Segundo a marca, a comunidade esportiva foi responsável por mais de 20% dos pedidos do carro. Um quarto dos inscritos já são proprietários do Mustang e um em cada cinco possui veículos de outras marcas com nível similar de performance. Como uma tiragem tão limitada de um carro super desejado, resta saber a Ford vai atender tantos interessados?