Elétricos e híbridos

Dodge apresenta conceito de Charger Daytona SRT 100% elétrico que pode vir equipado com ronco de motor v8

A Dodge pelo visto está preparando um futuro elétrico bem convincente para seus clientes. Depois de anunciar a eletrificação dos modelos Charger e Challenger, a fabricante americana já se comprometeu com uma versão de despedida do motor V8 que será apresentado no SEMA show em novembro. Agora, para fechar a semana, a montadora apresentou o novo Charger em um conceito elétrico. 

O veículo batizado de Charger Daytona SRT 100% elétrico, já foi revelado em um protótipo construído. Baseado em um Charger, o esportivo recebeu um design tradicional e que de certa forma homenageia o modelo clássico de duas portas dos anos 1968 a 1970. O estilo remete ao muscle car, porém com uma reestilização futurística e nem tanto encorpado quando os Charger a combustão. 

O que mais chama a atenção nesse modelo de conceito, é todo o apelo aerodinâmico que foi aplicado pela Dodge. Na dianteira, a frente possui aquele desenho “quadrado” clássico, mas com uma ampla entrada de ar pela grade com o capô inclinado para dar espaço à saída do ar. De acordo com a fabricante, o nome para esse sistema é R-Wing. 

Na lateral, as rodas possuem um desenho ousado e futurista com vários vincos e dupla coloração. As portas seguem o design tradicional, ganhando maçanetas que são embutidas. A traseira não tem mais o estilo fastback, mas o porta-malas agora está maior, já que o muscle car ganhou espaço devido ao conjunto mecânico elétrico ser mais compacto. A fabricante também realizou alterações nos logos da Dodge que agora são em formato de triângulo chamado de Fratzog, baseado no modelo de 1960 e 1970. O logo significa fusão do passado de performance da fabricante de automóveis com o seu futuro elétrico.

Divulgação-Dodge

O conjunto mecânico é de fato a parte mais curiosa, mas a montadora ainda mantém segredo. A única informação que foi revelada, é que o desempenho não vai desapontar, podendo ser superior ao Hellcat V8. A Dodge comenta que o exemplar ainda terá um ronco de até 126 decibéis, o mesmo volume do modelo a combustão. O câmbio será uma transmissão chamada eRupt, que oferece múltiplas velocidades com pontos de mudança. Vale ressaltar que o muscle car elétrico pode vir equipado com tração integral.

A Dodge ainda não revelou quando será o lançamento oficial do modelo elétrico. Mas com os preparativos da montadora adiantados o modelo deve aparecer antes do esperado. O veículo de conceito foi apresentado em um evento nos Estados Unidos. O vídeo abaixo do grupo Stellantis North America mostra mais alguns detalhes do futuro Charger daytona da fabricante americana.