Publicado em
Performance
Equipado com compressor, BMW M3 revela potência brutal!
Patada bestial – Original, o BMW M3 sai com 420 cavalos de potência. Mas, o dono desse esportivo queria mais… Ele chegou num número, digamos, endiabrado: 666 cv!
[nggallery id=476]
Quem já teve a oportunidade de pilotar um BMW M3 V8 sabe do que o esportivo é capaz. Com 420 cavalos e 41 kgfm de torque, a nave acelera de forma brutal e deixa qualquer entusiasta mais do que impressionado. Agora, imagine você somar a toda essa potência mais de 200 cv? Foi o que fez Ricardo Mandalá, proprietário da paulistana Mecânica Mandalá: representante oficial da preparadora americana Active Autowerke, ele encomendou um kit de compressor e deu ao dono desse BMW 2010 muito mais do que ele esperava!
Velocidade máxima
Segundo Ricardo, esse projeto deu início quando o dono “saboreou” um M3 de outro cliente, também equipado com compressor: “o cara ficou tão louco, que vendeu um Audi e um VW para adquirir o BMW”, lembra o preparador. E todo esse empenho não foi em vão, pois além de ter seu carro muito mais ignorante, o proprietário teve o privilégio de investir em um kit de upgrade série especial, em comemoração aos 30 anos da Active Autowerke!
Ao abrir o capô, o capricho de montagem e a sobriedade dos componentes impressiona: quase dá para dizer que o V8 sai assim da fábrica! Porém, ali está reservado uma série de novos componentes, incluindo um compressor Rotrex regulado com 0,8 kg de pressão. De acordo com Ricardo, esse kit pertence ao estágio 2, que inclui até injeção de água/metanol, tudo em prol da potência.
Para ter uma ideia do foguete que esse M3 se tornou, numa recente prova de velocidade final, ele conquistou a 9ª colocação entre 60 carros, com média registrada de 270 km/h — muitos dos concorrentes possuíam mais de 1.000 cavalos! “Tudo isso aconteceu na primeira participação do carro, com o piloto pouco familiarizado com a competição. Tanto ele gostou, que já encomendou o estágio 3 do kit, com compressor ainda maior e estimativa de 710 cv”, impressiona-se o preparador.
Apesar de o conjunto ser plug & play, alguns ajustes foram feitos por Ricardo, como suportes do compressor e do intercooler. “Criamos peças em alumínio para travar com precisão os componentes”, completa. Na lista, ainda acompanham bicos injetores maiores, kit de filtro, intercooler, mangueiras…
À primeira vista, um kit como esse parece complexo, porém, segundo o preparador, é instalado por completo em cerca de uma semana. “Toma mais tempo o acerto da injeção do que a montagem em si”, afirma. Diferente de uma preparação piggy-back (onde um segundo módulo trabalha com o sistema original), a aplicada nesse carro é diretamente na central da BMW, com apenas uma interface para a alteração dos parâmetros. “A principal vantagem desse sistema está na preservação das funções do carro. Controle de tração e estabilidade… Tudo funciona perfeitamente, sem uma luz sequer acesa no painel”, destaca Ricardo.
E como funciona! Em um circuito fechado, tivemos o prazer de descobrir os atributos do M3: ele colocou para fora seus 666 cv e 63 kgfm de torque, com uma sinfonia assustadora dos escapes. Um grito metálico, similar ao das Ferrari, saía das quatro ponteiras enquanto Ricardo “carcava” o pé no acelerador. A cada troca automática do câmbio de sete marchas, as costas colavam no assento esportivo e o ponteiro do velocímetro subia na mesma velocidade do conta-giros. “O melhor de tudo é saber que todo esse investimento é de alta confiabilidade, afinal, o dono já acelerou mais de 7 mil km e a única manutenção até agora foi a troca de óleo”, afirma Ricardo.
E, pode se preparar: com a entrada do estágio três Active, o preparador garante que o foguete “engolirá” outros concorrentes nas provas de velô máxima!
Texto: Giuliano Gonçalves
Fotos: João Mantovani
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance