Publicado em
Performance
Rara picape Ranger Splash com motor V8 de Mustang parece coisa de outro mundo
Aparentemente, você pode achar que essa Ford Ranger Splash está inteira demais para sua idade. Se estiver familiarizado com o modelo, também é possível que estranhe a cor, diferente das que vinham para o Brasil há 30 anos. Não é à toa. Na época, os importadores independentes traziam principalmente as pretas e amarelas. Para comprar a picape em azul ou branco, era preciso espírito aventureiro, assim como a vinho, cor original deste exemplar, fabricado em 1994, porém totalmente revigorada com um banho completo de Fast Red, pigmento especial da PPG Tintas.
A mudança de cor foi feita na Hot Company Brasil, de Salto (SP), especializada em customização de antigos. Mesmo que a Ranger Splash não se encaixe no perfil dos carros feitos na oficina de Alexandre Benevides, o customizador fez questão de encarar o trampo. Afinal, a grande modificação está debaixo do capô: um motor V8 5.0 litros de Mustang tomou o lugar do quatro cilindros 2.5 original.
Segundo Benevides, a troca de cor também era algo que lhe agradaria. Afinal, o vinho a deixava sem graça demais. “A cor original apagava os detalhes mais esportivos desta Ranger Splash. Quando fechamos o projeto do motor, já emendamos uma troca de cor, novas peças de acabamento como lanternas, faróis e piscas, por exemplo, além de freios e escape. Fizemos um novo veículo em pouco mais de 60 dias”, comentou o customizador.
Antes de desmontar e preparar a picape para troca de cor, as adaptações mecânicas exigiram cerca de duas semanas de trabalho pesado: fixar o V8 e o câmbio TH 350, de três marchas, deu mais trabalho, mas não foi sofrimento pesado. “Fizemos a coxinização rapidamente para fixar o powertrain. Na hora de fazer o escape, como o dono é de São Paulo e a inspeção obrigatória verifica emissões e ruídos, colocamos uma válvula de acionamento elétrico que grita ou se comporta, conforme o humor do dono e a proximidade com as viaturas e comandos”, explica Alexandre.
O componente é simplesmente uma válvula que, quando fechada, leva os gases em direção aos abafadores. Aberta, os lança diretamente na atmosfera. Ao pé da letra, qualquer sujeito com bom-senso e leitor da FULLPOWER rodará roncando alto o tempo todo.
Ranger Splash V8 é viciada em gasolina
Depois de instalar polias, acabamentos em alumínio billet e a transmissão automática, o escape já estava pronto para roncar. Até cogitou-se a ideia de usar um carburador quadrijet, mas a injeção eletrônica Holley, vendida na caixa, pronta para ser instalada e de calibração automática, ganhou a briga facilmente. “Instalamos o chicote e os componentes mecânicos, como o corpo quádruplo. Em poucas voltas, o sistema se configurou sem interferências humanas”, revelou o dono da oficina Hot Company. A gasolina queima numa boa, mas o consumo é assombroso: essa Ranger Splash faz menos de 5 km por litro de combustível.
E pode beber à vontade. Afinal, quando era quatro cilindros, já consumia gasolina loucamente e não empurrava nada. Agora, pelo menos tem um V8 para divertir e justificar o consumo. Não se transformou num esportivo moedor de borracha de pneus, mas ficou bem mais esperto, torcudo e exclusivo. Acessórios como ar-condicionado e direção hidráulica estão disponíveis, assim como luxos tipo vidros elétricos, som com unidade central double din e tela touch-screen, por exemplo.
Com tudo funcionando, tornaram a desmontá-la, pintaram todo o chassis, molas, feixe de molas e depois a carroceria. Na traseira, o para-choque de fábrica saiu de cena para adoção de uma lâmina dobrada á mão, em chapa. Visual mais clean e atualizado!
E é claro que essa picape não leva mais carga, principalmente depois que a Hot Company Brasil reduziu sua altura em quase 15 centímetros comparada à original — o feixe de molas foi feito na oficina e as molas dianteiras vieram da Summit Racing, importadas dos Estados Unidos, bem como as lanternas, faróis e lentes dos piscas dianteiros.
Freios de maior diâmetro para dianteira e traseira, além das pinças Wilwood, melhoram a eficiência na hora de parar esse bichão nervoso, além de conferir um visual mais esportivo. O resultado é uma Ranger Splash super exclusiva, muito potente e cheia de estilo.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance