Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Performance

Rara picape Ranger Splash com motor V8 de Mustang parece coisa de outro mundo

Ford Ranger Splash

Aparentemente, você pode achar que essa Ford Ranger Splash está inteira demais para sua idade. Se estiver familiarizado com o modelo, também é possível que estranhe a cor, diferente das que vinham para o Brasil há 30 anos. Não é à toa. Na época, os importadores independentes traziam principalmente as pretas e amarelas. Para comprar a picape em azul ou branco, era preciso espírito aventureiro, assim como a vinho, cor original deste exemplar, fabricado em 1994, porém totalmente revigorada com um banho completo de Fast Red, pigmento especial da PPG Tintas.

A mudança de cor foi feita na Hot Company Brasil, de Salto (SP), especializada em customização de antigos. Mesmo que a Ranger Splash não se encaixe no perfil dos carros feitos na oficina de Alexandre Benevides, o customizador fez questão de encarar o trampo. Afinal, a grande modificação está debaixo do capô: um motor V8 5.0 litros de Mustang tomou o lugar do quatro cilindros 2.5 original.

Ford Ranger Splash

Maior destaque da customização, o motor V8 302 é igual ao usado nos antigos Mustang (Acervo Fullpower)

Segundo Benevides, a troca de cor também era algo que lhe agradaria. Afinal, o vinho a deixava sem graça demais. “A cor original apagava os detalhes mais esportivos desta Ranger Splash. Quando fechamos o projeto do motor, já emendamos uma troca de cor, novas peças de acabamento como lanternas, faróis e piscas, por exemplo, além de freios e escape. Fizemos um novo veículo em pouco mais de 60 dias”, comentou o customizador.

Antes de desmontar e preparar a picape para troca de cor, as adaptações mecânicas exigiram cerca de duas semanas de trabalho pesado: fixar o V8 e o câmbio TH 350, de três marchas, deu mais trabalho, mas não foi sofrimento pesado. “Fizemos a coxinização rapidamente para fixar o powertrain. Na hora de fazer o escape, como o dono é de São Paulo e a inspeção obrigatória verifica emissões e ruídos, colocamos uma válvula de acionamento elétrico que grita ou se comporta, conforme o humor do dono e a proximidade com as viaturas e comandos”, explica Alexandre.

Ford Ranger Splash

Linda demais para levar carga: essa Ranger Splash não sabe mais o que é levar peso na caçamba (Acervo FULLPOWER)

O componente é simplesmente uma válvula que, quando fechada, leva os gases em direção aos abafadores. Aberta, os lança diretamente na atmosfera. Ao pé da letra, qualquer sujeito com bom-senso e leitor da FULLPOWER rodará roncando alto o tempo todo.

Ranger Splash V8 é viciada em gasolina

Depois de instalar polias, acabamentos em alumínio billet e a transmissão automática, o escape já estava pronto para roncar. Até cogitou-se a ideia de usar um carburador quadrijet, mas a injeção eletrônica Holley, vendida na caixa, pronta para ser instalada e de calibração automática, ganhou a briga facilmente. “Instalamos o chicote e os componentes mecânicos, como o corpo quádruplo. Em poucas voltas, o sistema se configurou sem interferências humanas”, revelou o dono da oficina Hot Company. A gasolina queima numa boa, mas o consumo é assombroso: essa Ranger Splash faz menos de 5 km por litro de combustível.

Ford Ranger Splash

Interior revitalizado da Ranger Splash customizada é quase todo original (Acervo FULLPOWER)

E pode beber à vontade. Afinal, quando era quatro cilindros, já consumia gasolina loucamente e não empurrava nada. Agora, pelo menos tem um V8 para divertir e justificar o consumo. Não se transformou num esportivo moedor de borracha de pneus, mas ficou bem mais esperto, torcudo e exclusivo. Acessórios como ar-condicionado e direção hidráulica estão disponíveis, assim como luxos tipo vidros elétricos, som com unidade central double din e tela touch-screen, por exemplo.

Com tudo funcionando, tornaram a desmontá-la, pintaram todo o chassis, molas, feixe de molas e depois a carroceria. Na traseira, o para-choque de fábrica saiu de cena para adoção de uma lâmina dobrada á mão, em chapa. Visual mais clean e atualizado!

Ford Ranger Splash

Picape customizada tem rodas aro 20″ e um sistema de frenagem digno de carro esportivo (Acervo FULLPOWER)

E é claro que essa picape não leva mais carga, principalmente depois que a Hot Company Brasil reduziu sua altura em quase 15 centímetros comparada à original — o feixe de molas foi feito na oficina e as molas dianteiras vieram da Summit Racing, importadas dos Estados Unidos, bem como as lanternas, faróis e lentes dos piscas dianteiros.

Freios de maior diâmetro para dianteira e traseira, além das pinças Wilwood, melhoram a eficiência na hora de parar esse bichão nervoso, além de conferir um visual mais esportivo. O resultado é uma Ranger Splash super exclusiva, muito potente e cheia de estilo.