Publicado em
Curiosidades
Ferrari F1 de Alain Prost será leiloada e valor pode superar os R$ 20 MILHÕES
A Ferrari 643 que foi pilotada por Alain Prost está sendo vendida! Isso mesmo, o modelo que causou a demissão de Prost em 1991 será leiloado pela RM Sotheby’s em Paris (França) no dia 1º de fevereiro. O monoposto de Fórmula 1 está todo equipado e pode chegar a um valor superior a 3,4 milhões de euros, cerca de R$ 19,2 milhões na conversão atual.
Criado pelo diretor técnico da Ferrari, Steve Nichols, e pelo designer-chefe Jean-Claude Migeot. O modelo 643 estreou com Prost durante o GP de Silverstone (Inglaterra) em 1991. O francês com diversas críticas em relação ao carro, conseguiu finalizar a corrida em sétimo lugar.
No final da temporada, Prost terminou o campeonato em quinto lugar, enquanto Ayrton Senna faturou o título mundial daquele ano. Depois de um ano cheio de crises e discussões dentro da equipe ferrarista, o piloto francês foi demitido.
Sob o capô, o monoposto 643 era equipado com um motor V-12 de 3.5 litros, capaz de gerar 710 cv de potência a 13.800 rpm. Esse conjunto barulhento estava aliado ao câmbio semiautomático de sete marchas. Atualmente, transmissão, suspensão, freios e motor foram restaurados pelo antigo proprietário.
O 643 era um dos carros de Fórmula 1 mais bonitos de sua época. De acordo com a RM Sotheby’s, o chassi 127 representa uma rara oportunidade de adquirir uma peça carismática da história das competições da Ferrari.
Veja também
Cultura
Grandes marcas de carros que nós nunca vimos
Cultura
Lubrificantes atuais têm aditivos na fórmula
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Cultura
A polêmica do design retrô em motos e carros
Cultura
Lista dos eletropostos instalados pela Volvo, no Brasil
Carros de passeio