Publicado em
Performance
FERRARI MOSTRA CRIAÇÃO ÚNICA COM PREPARAÇÃO DE CORRIDA E MOTOR DA 488 GTB EVO
A Ferrari apresentou nesta terça-feira mais uma criação que vem direto do Ferrari Special Division, o setor responsável por diversos modelos exclusivos como a SP51, SP48 e também o mais recente lançamento SF90 XX. Basitado de KC23, o superesportivo com apenas uma unidade produzida se baseia no carro de corrida 488 GT3 Evo e pertence a um milionário não identificado conhecido apenas como um dos “mais apaixonados colecionadores”.
Desenvolvido ao longo de mais de três anos, o KC23 utiliza o mesmo motor que está na 488 GT3 Evo, sendo o propulsor V8 de 3.8 litros, biturbo, capaz de gerar uma potência superior aos 600 cv. A montadora não comenta os dados exatos de performance, mas tudo indica que o modelo de rua tenha uma potência superior ao carro de corrida que segue os regulamentos das competições.
Diferente dos visuais atuais utilizados pela Ferrari, o superesportivo exclusivo chama a atenção pelo estilo que remete ao Vision Gran Turismo, com detalhes minimalistas, faixa de LED para iluminação dianteira, bem como a lanterna traseira. Vale destacar que o carro doador sofreu modificações significativas, incluindo as portas com a abertura borboleta e a aerodinâmica ativa obtida pelo novo capô, painéis laterais da carroceria e o extrator traseiro. Por fim, o aerofólio é gigante para otimizar o downforce.
Completando o visual, as rodas são de 18 polegadas calçadas com pneus slick, mas para priorizar a estética, a Ferrari ainda disponibiliza um conjunto de rodas de liga leve com 21 polegadas na frente e 22 polegadas na traseira. Já a pintura de corrida deu lugar para uma nova tonalidade chamada Gold Mercury, com acabamento semelhante ao alumínio, incluindo metal líquido embutido na pintura de quatro camadas. Vale destacar que o KC23 é um veículo para ser utilizado apenas em circuito fechado, sem homologação para rodar nas ruas.
No cockpit, o modelo manteve tudo que está presente no carro de corrida, incluindo o Roll Cage – gaiola de segurança – e também o volante em forma de manche e o painel com botões e interruptores voltado para o motorista. Apesar do superesportivo seguir as linhas de um race car, a fabricante italiana adicionou um pouco de luxo no interior, com acabamentos em alcântara presentes nos bancos concha e no volante.
O novo Ferrari KC23 infelizmente ainda não teve os seus preços nem os dados de desempenho revelados. O superesportivo de apenas uma unidade fará a sua estreia pública no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, nos próximos dias 13 e 16 de julho. Em seguida o modelo será enviado para o museu da Ferrari, em Maranello, na Itália, onde ficará exposto entre os meses de agosto e outubro.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance