Publicado em
Notícias
Fiat confirma motores turbo e novos SUVs para o Brasil
A Fiat anunciou ontem (22), na fábrica de Betim (MG), um investimento de R$ 8,5 bilhões para a produção dos novos motores GSE Turbo no Brasil e lançamento de 15 produtos até 2024, incluindo dois SUVs. Um será derivado do conceito Fastback, que foi exibido no último Salão do Automóvel, tendo como base a picape Toro. O outro tem tudo para ser um compacto, no porte do Jeep Renegade e companhia.
Do montante que será investido no país, R$ 500 milhões serão destinados à nacionalização e produção dos motores turbinados da família Firefly, em uma nova planta de propulsores que será construída dentro do complexo de Betim. A produção começará no fim de 2020, chegando ao primeiro carro do grupo FCA no início de 2021.
O motor menor será 1.0 12V turbo tricilíndrico de estimados 120 cv. O outro vai ser 1.3 16V turbo de quatro cilindros e potência de 150 cv e 180 cv. Segundo fontes ligadas ao grupo FCA, o Compass e o Renegade devem ser os primeiros modelos a receber os novos propulsores.
Ambos os motores terão tecnologias como injeção direta de combustível, sistema MultiAir de duplo comando de válvulas variável, coletor de exaustão integrado ao cabeçote, intercooler água/ar integrado ao coletor de admissão e bomba de óleo variável.
De acordo com a Fiat, haverá ainda uma versão do 1.3 turbo movido somente a etanol. A patente desse motor foi desenvolvida no Brasil e tem como meta aumentar a eficiência da propulsão a álcool e baixar para menos dos atuais 30% a diferença de consumo a favor da gasolina.
Veja também
Carros de passeio
Audi produzirá novo Q3 no Brasil
Carros de passeio
Mais um recorde da Ford, no Brasil
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Carros de passeio
Novas picapes Tremor, da Ford, estão chegando!
Carros de passeio
Perfect na Automec 2025: tecnologia e adrenalina
Carros de passeio