Publicado em
Performance
Ford apresenta novo Mustang GT3 para o mundial de Endurance
Seguindo a meta de lançar pelo menos SEIS modelos de corrida para o Mustang, a Ford Performance apresentou nos últimos dias a nova variante GT3. O muscle car da fabricante americana se junta oficialmente à categoria FIA GT3 com o novo carro de competição baseado na versão Dark Horse, definido para competir globalmente a partir de 2024. Além disso, o modelo já está escalado para participar das 24h de Le Mans no ano que vem.
“A Ford e Le Mans estão unidas pela história. E agora estamos voltando para a corrida mais dramática, gratificante e importante do mundo. Não é mais Ford versus Ferrari. É a Ford contra todos. Voltar para Le Mans é o começo da construção de um negócio global de automobilismo com o Mustang, assim como estamos fazendo com o Bronco e o Raptor off-road”, comentou Jim Farley, CEO da Ford Motor Company.
Depois de ser flagrado em testes no circuito de Sebring, o Mustang GT3, finalmente revelado, apresenta uma uma aparência bem mais agressiva em comparação às demais variantes de corrida. Na frente há uma ampla abertura inferior no para-choque para resfriar o motor, enquanto na traseira, um grande spoiler somado a um difusor, são os responsáveis por diminuir o arrasto aerodinâmico. Vale destacar que as saídas de escapamento agora estão nas laterais.
Para a base deste projeto, a Ford Performance estendeu seu relacionamento com dois parceiros de longa data. A Multimatic, construtora do icônico Ford GT, esteve envolvida no programa de corridas do Ford GT e ajudou a construir e dar suporte aos Mustang GT3s, enquanto a M-Sport foi desenvolveu e montou os motores do muscle car.
Sob o capô, o carro de corrida foi equipado com o motor 5.4 V8 baseado no 5.0 V8 Coyote da versão Dark Horse, que oferece 500 cv. Por aqui, a Ford instalou algumas atualizações para o conjunto ficar ainda mais forte. Entretanto, os detalhes não foram revelados. Completando a parte mecânica temos a suspensão de braço curto e longo sob medida, caixa de câmbio montada na traseira, painéis de carroceria de fibra de carbono, bem como um pacote aerodinâmico exclusivo desenvolvido para atender às metas do GT3.
Antes de ir para Le Mans em 2024, o Mustang GT3 competirá em vários campeonatos GT3 em todo o mundo nas mãos de equipes/clientes. O primeiro time anunciado é o Proton Competition. Com sede em Ehingen, na Alemanha, a Proton pretende formar uma equipe com um par de Mustang GT3s no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a partir do ano que vem.
O novo Ford Mustang GT3 já está disponível para venda. As equipes e pilotos interessados em adquirir o modelo devem entrar no site da fabricante (https://www.ford.com/performance/mustang-gt3) para melhores informações. Os preços desta máquina não foram revelados.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance