Performance

Ford confirma participação no Pikes Peak com supervan de 1.400 cv

Em uma nova fase, a Ford Performance confirmou nesta semana a sua participação na tradicional subida de Pikes Peak. A Ford compete em Colorado Springs desde o primeiro evento em 1916. Para este ano, a fabricante americana vai encarar a montanha com uma SuperVan 100 % elétrica que será pilotada por Romain Dumas.

Já conhecida por suas aparições em Goodwood, a SuperVan passou por um redesenho completo na aerodinâmica que foi projetada especificamente para cortar o ar da alta altitude atmosférica de Pikes Peak. Entre os principais recursos temos um spoiler traseiro de fibra de carbono e um divisor dianteiro, ambos ajudando o carro de corrida a permanecer plantado nas estradas sinuosas da montanha. 

Divulgação

O chassi da SuperVan 4.2 também passou por uma redução de peso para melhorar o equilíbrio geral e proporcionar agilidade nas curvas das estradas de montanha. A fabricante adicionou um pára-brisa perspex e um interior minimalista para remover qualquer item que não seja obrigatório para o carro completar o seu melhor tempo possível na montanha.

Sob o capô, são três motores elétricos que garantem uma potência de 1.400 cv capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos. Vale destacar que o sistema de frenagem regenerativo foi atualizado com discos de cerâmica de carbono. A SuperVan também recebeu rodas forjadas de magnésio calçadas com pneus de corrida, além dos novos eixos de transmissão e novidades eletrônicas para o modelo ficar ainda mais veloz.

Divulgação

“Juntamente com nossos parceiros STARD, construímos a E-Transit SuperVan 4.2 para ser uma máquina verdadeiramente competitiva focada em chegar ao topo da montanha rapidamente”, disse Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “O Pikes Peak Hill Climb apresenta a oportunidade perfeita para mostrar a tecnologia de veículos elétricos da Ford e trazer luz ao EV Performance.”

A corrida de Pikes Peak Hill Climb 2023 começa oficialmente no domingo, dia 25 de junho, com diversas fabricantes em busca do recorde na montanha de Colorado Springs. Serão 156 voltas e 4.725 pés até a linha de chegada. Essa será a 101ª edição de uma das corridas mais desafiadoras do mundo. A transmissão pode ser acompanhada através de LIVE no YouTube.

Divulgação