Publicado em
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Em 23 de junho de 2024, as montanhas do Colorado sediarão mais uma edição da Pikes Peak International Hill Climb, também conhecida como “A Corrida para as Nuvens”. Essa competição automobilística, que remonta a 1916, desafia pilotos e carros a subirem uma estrada íngreme e sinuosa de 20 km até o cume do Pikes Peak, a 4.300 metros de altitude.
A Ford, uma marca com rica história na competição e detentora do recorde atual na categoria Open Class com a Electric SuperVan 4.2, estará presente mais uma vez no evento e com uma nova máquina, a picape F-150 Lightning SuperTruck EV, com motorização totalmente elétrica.
A nova picape de competição tem a chance de manter o legado da montadora norte-americana na competição. No ano passado, a Ford marcou um novo recorde na categoria Open EV com a Electric SuperVan 4.2, que alcançou o pico da montanha em 8min47seg682.
Apesar da troca de veículos, o piloto da Ford para a disputa do Pikes Peak deste ano será o mesmo que correu em 2023: o francês Romain Dumas, que detém o recorde absoluto da prova. Em 2018, Dumas foi o primeiro competidor a completar a subida da montanha em menos de 8 minutos. O carro recordista nessa ocasião era o Volkswagen I.D. R Pikes Peak, com motorização elétrica.
Super picape da Ford para o Pikes Peak
A F-150 Lightning SuperTruck EV é um veículo demonstrador desenvolvido pela Ford Performance, divisão de carros de alta performance da Ford, em parceria com a STARD, empresa da Áustria que desenvolve soluções de eletrificação para veículos de competição.
Não parece nem um pouco, mas a picape de corrida da Ford é baseado num modelo de rua, a F-150 Lightning Switchgear, lançado em janeiro de 2024. Para entrar na competição, o veículo recebeu uma suspensão reforçada, peças de fibra de carbono e proteções na cabine. A Ford, porém, ainda não comentou sobre as especificações e desempenho do sistema de motorização elétrica do veículo que disputará a subida de montanha.
Segundo a Ford, o perfil aerodinâmico da F-150 Lightning SuperTruck EV é projetado para gerar mais de 2.700 kg de força descendente (downforce) a 240 km/h. O fabricante diz que essa característica é “essencial para seus esforços em Pikes Peak”.
A Ford também destaca sua participação na tradicional subida de montanha no Colorado como uma oportunidade para atingir avanços tecnológicos no campo dos carros elétricos.
“Os programas de demonstração de veículos elétricos promovem diretamente a pesquisa e o desenvolvimento de motores elétricos. Os insights do programa Pikes Peak informarão a calibração do software e a química das células da bateria para veículos de produção, bem como programas de corrida futuros”, concluiu a montadora.
Veja também
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance
“Carro voador” da Embraer aparece em estágio avançado de construção
Performance