Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Curiosidades

Ford Escort RS Turbo que pertenceu à princesa Diana foi leiloado por cerca de R$ 4,3 milhões

No último sábado (27/08) , o Ford Escort RS que pertenceu à princesa Diana foi leiloado em Paris, no evento da Silverstone Auctions. O modelo esportivo de 1985 é considerado raríssimo, e foi arrematado por 724.500 libras, cerca de R$ 4,3 milhões de reais. os especialistas da leiloeira inglesa se surpreenderam com o valor, já que a estimativa para a venda deste carro estava entre 120 mil libras.

O Ford Escort RS Turbo era a versão mais potente do modelo na época, e para os entusiastas e amantes de velocidade, a versão era bem requisitada. O exemplar produzido pela divisão RS da fabricante americana,  foi comercializado apenas no mercado europeu, estando acima do modelo XR3 que foi vendido aqui no Brasil e fez muito sucesso no mercado nacional. 

Divulgação/Silverstone Auctions

Sob o capô, o seu motor 1.6 turbo era capaz de gerar 131 cv potência e 18,38 kgfm somados ao câmbio manual de cinco marchas. A performance possuía números bem convincentes para a época,  podendo ir de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos com a velocidade máxima de 200 km/h.. O  hot hatch rodou apenas 40 mil km quando esteve sob os cuidados da realeza. Apesar de ser um esportivo, o veículo recebeu algumas alterações em comparação ao modelo original, para se enquadrar nas especificações necessárias exigidas para transportar a princesa. 

Divulgação/Silverstone Auctions

O Ford Escort RS da princesa Diana era mais discreto do que o comum. Além da exclusiva pintura preta, a grade dianteira RS foi trocada pela mesma peça das demais versões convencionais do Escort. A mudança foi necessária para não chamar muito a atenção nas ruas. Na lateral, apenas um logo “RS” em azul nas portas, identifica a versão. No interior o exemplar recebeu dois espelhos retrovisores internos e um rádio no porta-luvas para o guarda-costas no banco do passageiro. Para a alegria dos fãs do modelo, detalhes como os bancos Recaro, rodas esportivas, faróis de milha e o aerofólio traseiro foram mantidos no esportivo real. 

Divulgação/Silverstone Auctions