Publicado em
Carros de passeio
Ford Mustang Mach 1 está de volta com motor V8 de 486 cv
A Ford revelou nesta semana o novo Mustang Mach 1. A edição especial do musclecar voltará a ser vendida nos EUA no segundo trimestre de 2021, após um intervalo de 17 anos desde a última versão inspirada no modelo original de 1969. O lançamento, obviamente, terá visual alusivo ao clássico do fim dos anos 1960 – com direito a entradas de ar redondas na grade frontal em referência aos faróis do primeiro Mach 1 – e motor V8 mais apimentado.
O propulsor 5.0 V8 do Mustang Mach 1 entrega 486 cv, mesma potência do Mustang Bullitt, mas com o diferencial da opção de câmbio automático de dez marchas. O torque é de 58 kgfm a 4.600 rpm e a tração, traseira.
Vai ter Mustang Mach 1 com caixa manual também, felizmente! Tal como no Bullit, será uma transmissão de seis marchas da Tremec com as especificações do Shelby GT350, embreagem de disco duplo e câmbio curto do Mustang GT. Outros componentes revisados do Shelby GT350 e aplicados no Mach 1 são o coletor de admissão e o radiador de óleo do motor com capacidade 50% maior de refrigeração.
A grade dianteira do novo Mach 1 remete ao original, com recorte em formato de nariz de tubarão e o emblema do cavalo no centro. As novas rodas pretas de alumínio, de 19×9,5 polegadas na frente e 19×10 na traseira são uma versão moderna das clássicas rodas estilo Magnum 500.
O pacote Handling, disponível exclusivamente com a transmissão manual, inclui rodas de 19×10,5 e 19×11, além de difusor dianteiro com maior downforce. As opções de cores da carroceria são cinza Fighter Jet, prata Iconic, preto Shadow, branco Oxford, azul Velocity, laranja Twister, vermelho Race e amarelo Grabber, com faixas laterais e no capô em preto fosco com listras contrastantes em vermelho, branco e laranja.
O interior tem painel de instrumentos exclusivo com detalhes de alumínio e um emblema entalhado com o número do chassi do veículo. Os bancos de couro preto trazem uma faixa laranja contrastante, uma herança do Mach 1 original.
De acordo com a Ford, o Mach 1 tem downforce 22% maior que o Mustang GT com Pacote de Performance Nível 1, e com o Pacote Handling a diferença chega a cerca de 150%. Para melhorar a resistência na pista, foram adicionados dois trocadores de calor laterais – um para resfriar o óleo do motor e outro para o óleo de transmissão –, além do sistema de refrigeração do eixo traseiro e do difusor inferior do Shelby GT500.
A marca ressalta ainda que a atualização aerodinâmica mais importante do Mach 1 é a nova cobertura do assoalho. Ela avança 20 polegadas a mais para trás que o Mustang GT Performance Pack para suavizar e aumentar o fluxo de ar sob a frente do carro. As asas inferiores aumentam a força descendente e também auxiliam no resfriamento dos freios.
Para melhorar a dirigibilidade, o Mach 1 traz também uma nova calibração da suspensão MagneRide, direção elétrica com eixo mais rígido e nova calibração, barras estabilizadoras e molas dianteiras mais rígidas, booster de freio do Mustang GT Performance Pack nível 2, pneus Michelin PS4 e subquadro traseiro com buchas mais rígidas.
Preços e número de unidades que irão compor a edição limitada do novo Mustang Mach 1 ainda não foram revelados.
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio